Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: INTERVENÇÃO SOBRE A NECESSIDADE DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ZONA RURAL DE CABO DE SANTO AGOSTINHO - PE

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, DOENÇAS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA, ABASTECIMENTO DE ÁGUA Pôster (PO) Licenciatura em Biologia
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Objetivou-se com este trabalho avaliar a qualidade das informações voltadas para a manutenção da saúde humana, relacionada à água consumida e manejada pela população rural do Município do Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco. O trabalho foi realizado em parceria com o Centro de Vigilância Ambiental da cidade, com ações conjuntas no Programa de Vigilância da Qualidade de Água para o Consumo Humano, levantando dados a partir das respostas pessoais de residentes na área. Trata-se, mais especificamente de mapear a forma como a educação está sendo empregada para fazer diferença na vida das pessoas, especialmente, na saúde. Foram realizadas visitas aos engenhos Mupan, Prego e Olinda Velha, localizados na zona rural do município, onde foram praticadas um total de dez entrevistas com habitantes da região. Um total de 33 casas foram trabalhadas em 3 visitas, onde 10 moradores concordaram em responder às entrevistas, as quais foram bastante reveladoras da atual situação. Os dados foram classificados em quatro blocos com as entrevistas mais relevantes para a pesquisa, onde na primeira análise discutiu-se sobre a interação dos moradores com a água potável. No segundo bloco foi abordado a questão do conhecimento voltado para o manejo adequado da água, que corresponde a uma grande parcela de culpa referente às doenças de veiculação hídrica. Já no terceiro bloco, examinou-se a existência ou escassez de tratamento dessa água. Por fim, no quarto e último bloco, foi trabalho os possíveis acometimento por doenças relacionadas à água, ocorrência desses fatos de modo geral, seguida de discussão sobre os dados. O estudo demonstrou resultados alarmantes em relação a utilização adequada da água no município, onde ficou evidente a necessidade de maiores práticas educacionais e sociais voltadas para a saúde de uma região que por si só, é bastante frágil. A transmissão do saber por professores da área de ciências e biologia ainda estão bastante enraizados na simples reprodução do conhecimento, não se evidencia um cuidado extra disciplinar para com a comunidade escolar. O cuidado com a saúde e o bem estar das pessoas é um tema que pode e deve ser abordado em salas de aula, por professores preocupados na manutenção do aluno. Não é apenas papel do mundo exterior, mas é uma jornada a ser trilhada em conjunto, comunidade, escola e governo.

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