Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS DISCENTES APÓS A DEMONSTRAÇÃO DAS TRANSFORMAÇÕES PRESENTES NO COTIDIANO

Palavra-chaves: TRANSFORMAÇÃO, ENSINO, QUÍMICA, COTIDIANO, COTIDIANO Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Química
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Podemos encontrar exemplos de transformações químicas nas atividades mais simples que executamos em nosso cotidiano, tais como correr, se alimentar, queimar papel, respirar ou até nas nossas emoções. Contudo, é bastante comum a Química ser associada a fatores muito isolados, tais como “os produtos químicos presentes no agrotóxico são danosos à saúde” ou ainda “a energia nuclear pode matar”. Tais aspectos são apresentados como sendo prejudiciais, como se a Química fosse uma eterna vilã. É comum os alunos ao chegar ao ensino médio, não despertarem interesse pelo ensino de química por não conseguirem fazer uma ligação significativa entre aquilo que veem em sala de aula e de que maneira poderá ser aplicado ou visualizado em seu cotidiano. Pensando em sanar tais equívocos e como estimular os discentes a associarem a Química às situações mais simplórias nas quais ela se faz presente, o objetivo deste trabalho é avaliar a aprendizagem dos alunos de 1ºano do ensino médio de uma escola estadual do município de Areia-PB, após a demonstração das transformações presentes no cotidiano. A pesquisa teve caráter exploratório, investigativo e sua natureza foi qualitativa e quantitativa. Como instrumentos de coleta de dados utilizaram-se questionários pré e pós testes. A utilização das demonstrações de transformações químicas mostrou-se bastante eficiente, pois os resultados obtidos pós-intervenção nos revela um aumento no rendimento escolar dos estudantes; além disto, os mesmos revelam melhor aprendizado do assunto.

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