Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: INFLUÊNCIAS DA EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE CUBATÍ-PB

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO Pôster (PO) Licenciatura em Química
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17732
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 66
    "inscrito_id" => 19
    "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: INFLUÊNCIAS DA EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE CUBATÍ-PB"
    "resumo" => "O Ensino de Química no Brasil vem sofrendo mudanças constantes buscando aperfeiçoar-se para desenvolver uma relação professor-aluno que possibilite uma aprendizagem significativa. O processo de Ensino-Aprendizagem da disciplina de Química, em muitas das escolas do Brasil apresenta-se ainda com as características do modelo de educação dos séculos XIX e XX. A presente pesquisa tem por objetivo relatar os resultados de uma pesquisa descritiva acerca da utilização da experimentação no ensino de Química em duas turmas do último ano do Ensino Médio, tendo por sujeitos da pesquisa 60 alunos do 3º Ano de uma escola do interior da Paraíba, visando elencar quais as vantagens na utilização do mesmo e como a abordagem do professor influenciou na formação dos alunos tanto cientificamente como nos aspectos de cidadania. Ficou evidenciado com os resultados desta pesquisa que a experimentação no ensino de Química é uma ferramenta significativa na transmissão do conhecimento de forma interativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID19_27042016135632.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA  F SILVA"
    "autor_email" => "patricyyafsilva@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17732
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 66
    "inscrito_id" => 19
    "titulo" => "A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: INFLUÊNCIAS DA EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DA CIDADE DE CUBATÍ-PB"
    "resumo" => "O Ensino de Química no Brasil vem sofrendo mudanças constantes buscando aperfeiçoar-se para desenvolver uma relação professor-aluno que possibilite uma aprendizagem significativa. O processo de Ensino-Aprendizagem da disciplina de Química, em muitas das escolas do Brasil apresenta-se ainda com as características do modelo de educação dos séculos XIX e XX. A presente pesquisa tem por objetivo relatar os resultados de uma pesquisa descritiva acerca da utilização da experimentação no ensino de Química em duas turmas do último ano do Ensino Médio, tendo por sujeitos da pesquisa 60 alunos do 3º Ano de uma escola do interior da Paraíba, visando elencar quais as vantagens na utilização do mesmo e como a abordagem do professor influenciou na formação dos alunos tanto cientificamente como nos aspectos de cidadania. Ficou evidenciado com os resultados desta pesquisa que a experimentação no ensino de Química é uma ferramenta significativa na transmissão do conhecimento de forma interativa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, INFLUÊNCIAS NA FORMAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA87_ID19_27042016135632.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PATRICIA FERNANDES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PATRICIA  F SILVA"
    "autor_email" => "patricyyafsilva@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O Ensino de Química no Brasil vem sofrendo mudanças constantes buscando aperfeiçoar-se para desenvolver uma relação professor-aluno que possibilite uma aprendizagem significativa. O processo de Ensino-Aprendizagem da disciplina de Química, em muitas das escolas do Brasil apresenta-se ainda com as características do modelo de educação dos séculos XIX e XX. A presente pesquisa tem por objetivo relatar os resultados de uma pesquisa descritiva acerca da utilização da experimentação no ensino de Química em duas turmas do último ano do Ensino Médio, tendo por sujeitos da pesquisa 60 alunos do 3º Ano de uma escola do interior da Paraíba, visando elencar quais as vantagens na utilização do mesmo e como a abordagem do professor influenciou na formação dos alunos tanto cientificamente como nos aspectos de cidadania. Ficou evidenciado com os resultados desta pesquisa que a experimentação no ensino de Química é uma ferramenta significativa na transmissão do conhecimento de forma interativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.