Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DA CIDADE DE ARARA- PB QUANTO À INCLUSÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, PROFESSORES DE QUÍMICA. Pôster (PO) Licenciatura em Química
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O artigo tem como foco principal realizar uma investigação na formação dos professores de Química de uma escola pública estadual na cidade de Arara PB, quanto à abordagem da inclusão no processo de ensino- aprendizagem, e apontar alguns paradigmas que ainda devem ser quebrados dentro da sociedade, bem como, conhecer algumas propostas pedagógicas que possibilitem a efetivação da inclusão no ambiente escolar. Para tanto, a metodologia utilizada é baseada em um estudo de caso referente à educação inclusiva. E os sujeitos da pesquisa foram os professores de Química das Escolas Publicas da Cidade de Arara PB. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foi um questionário contendo dez questões sendo cinco objetivas de caráter sociocultural e cinco subjetivas investigando o tema em estudo. Este instrumento objetiva investigar a compreensão dos professores sobre a educação inclusiva. Neste sentido, os resultados deste trabalho sinalizam que os professores investigados compreendem de forma superficial os aspectos básicos da temática investigada. Neste contexto, se faz necessário que estes profissionais façam cursos de formação continuada, que possa proporcionar metodologias voltadas para a educação inclusiva, já que a política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo garantir a inclusão escolar de alunos com deficiência, orientando o ensino para assegurar o acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados de ensino, desde a Educação infantil até o nível superior. Os resultados obtidos foram sistematizados em gráficos e tabelas e interpretados à luz do referencial teórico.

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