GOMES, Carlos Magno Santos. Os estudos de gênero na formação do/a leitor/a. Anais ABRALIC... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1784>. Acesso em: 21/11/2024 14:41
Este trabalho traz uma proposta cultural de leitura a partir dos estudos de gênero aplicados aos textos de autoria feminina no Brasil. Com base na perspectiva interdisciplinar dos estudos literários, pretendemos desenvolver roteiros de leituras que explorem a forma como as identidades femininas são construídas na ficção do século XX. Teoricamente, propomos o conceito de leitor(a) cultural como uma metodologia interdisciplinar da análise do texto literário na qual as opções ideológicas de gênero serão interpretadas como parte das peculiaridades artísticas do texto literário. Assim, além de estudarmos questões teóricas sobre leitor(a), leitura e recepção, agregamos aos estudos literários reflexões sobre representações de iden-tidade/diferença/alteridade da escritora brasileira. Como parte do campo teórico, exploramos alguns conceitos literários: “leitor(a) modelo”, de Umberto Eco, intertextualidade, de Hutcheon, e “hibridismo”, de Homi Bhabha e de Silviano Santiago para o desenvolvimento de um modelo cultural de leitura. Com isso, articulamos as contribuições da teoria literária para o ensino de literatura.