A História da Matemática revela-se como um ótimo recurso metodológico para o processo de ensino e aprendizagem, pois os problemas matemáticos, tratados sob uma óptica histórica, surgem em sua maioria de problemas reais enfrentados pela sociedade e revela a real necessidade histórica para uma ideia matemática possa surgir e ser desenvolvida. A história das resoluções das equações cúbicas é conhecida principalmente pelo grande conflito entre os matemáticos Girolamo Cardano (1501 - 1567) e NiccoloTartaglia (1500 - 1557) pela autoria das resoluções das equações cúbicas, mas antes destes outros tentaram resolvê-las. Não é muito conhecido o fato de quatro séculos antes de todo esse conflito Omar Khayyan (1048 - 1083) um matemático, poeta e astrônomo persa publicou uma obra a respeito disso, sua curiosa resolução da equação da forma x³ + b²x + a³ = cx² basea-se em uma álgebra geométrica. Assim, objetivamos construir uma proposta de ensino fundamentado na História da Matemática a partir de uma breve discussão sobre o difundido conflito entre Cardano e Tartaglia na descoberta da resolução das equações cúbicas, bem como da história do poeta Omar Khayyan (1048 - 1083) e o seu curioso método geométrico para resolver uma equação da forma x³ + b²x + a³ = cx².