UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DA SEXUALIDADE: ENTRE OS DILEMAS DOS ALUNOS E AS PRÁTICAS DOS EDUCADORES NUMA ESCOLA EM PARNAÍBA - PI
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17703 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 1099 "titulo" => "UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DA SEXUALIDADE: ENTRE OS DILEMAS DOS ALUNOS E AS PRÁTICAS DOS EDUCADORES NUMA ESCOLA EM PARNAÍBA - PI" "resumo" => "O presente artigo elucida as representações da sexualidade descritas no prédio de uma escola pública, desvelando a curiosidade dos educandos como possiblidade de construção de uma identidade sexual e a maneira como os educadores se apropriam dessas questões em sala de aula. Esta proposta é relevante porque permite uma análise holística sobre os dilemas e diálogos entre gênero e sexualidade. Destarte, se tem como objetivo geral: Pesquisar as representações da sexualidade no espaço físico de uma escola pública na cidade de Parnaíba - PI. Enquanto que os específicos são: Compreender o termo sexualidade e os impactos disso na construção da identidade dos sujeitos, analisar a escola como um espaço de representação da sexualidade, identificar as inscrições, exageros e manifestações dos órgãos sexuais no prédio escolar e Perceber as perspectiva dos professores do ensino fundamental (1 º ao 5 º ano) da sexualidade no contexto da sala de aula. Para fomentar as discussões utilizou –se: Paramentos Curriculares Nacionais (PCNs) e dentre os autores: Freire (2011), Louro (2004), Junqueira (2009), entre outros. Para a metodologia, fez – se necessário uma pesquisa de campo com expressão qualitativa direcionada à alguns educadores da rede pública de ensino. Por fim, fica evidente que a educação formal esta diretamente conectada com o desenvolvimento, sobretudo reflexivo do diálogo entre sexualidade, por isso, é indispensável que os educadores se apropriem de estratégias teóricas – metodológicas capazes de escutar e visibilizar os dilemas que reverberam sobre o contexto das identidades sexuais dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação, Diversidade, Gênero e Sexualidade" "palavra_chave" => "SEXUALIDADE, ESCOLA PÚBLICA, PRÁTICA DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA8_ID1099_23102015190725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO VINICIO SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROBERTO SILVA" "autor_email" => "robertoviniciusphb@hotmai" "autor_ies" => "UESPI- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - CAMPUS ALEXANDRE ALVES DE OLIVEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17703 "edicao_id" => 40 "trabalho_id" => 202 "inscrito_id" => 1099 "titulo" => "UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO CONTEXTO DA SEXUALIDADE: ENTRE OS DILEMAS DOS ALUNOS E AS PRÁTICAS DOS EDUCADORES NUMA ESCOLA EM PARNAÍBA - PI" "resumo" => "O presente artigo elucida as representações da sexualidade descritas no prédio de uma escola pública, desvelando a curiosidade dos educandos como possiblidade de construção de uma identidade sexual e a maneira como os educadores se apropriam dessas questões em sala de aula. Esta proposta é relevante porque permite uma análise holística sobre os dilemas e diálogos entre gênero e sexualidade. Destarte, se tem como objetivo geral: Pesquisar as representações da sexualidade no espaço físico de uma escola pública na cidade de Parnaíba - PI. Enquanto que os específicos são: Compreender o termo sexualidade e os impactos disso na construção da identidade dos sujeitos, analisar a escola como um espaço de representação da sexualidade, identificar as inscrições, exageros e manifestações dos órgãos sexuais no prédio escolar e Perceber as perspectiva dos professores do ensino fundamental (1 º ao 5 º ano) da sexualidade no contexto da sala de aula. Para fomentar as discussões utilizou –se: Paramentos Curriculares Nacionais (PCNs) e dentre os autores: Freire (2011), Louro (2004), Junqueira (2009), entre outros. Para a metodologia, fez – se necessário uma pesquisa de campo com expressão qualitativa direcionada à alguns educadores da rede pública de ensino. Por fim, fica evidente que a educação formal esta diretamente conectada com o desenvolvimento, sobretudo reflexivo do diálogo entre sexualidade, por isso, é indispensável que os educadores se apropriem de estratégias teóricas – metodológicas capazes de escutar e visibilizar os dilemas que reverberam sobre o contexto das identidades sexuais dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação, Diversidade, Gênero e Sexualidade" "palavra_chave" => "SEXUALIDADE, ESCOLA PÚBLICA, PRÁTICA DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA8_ID1099_23102015190725.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:46" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTO VINICIO SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROBERTO SILVA" "autor_email" => "robertoviniciusphb@hotmai" "autor_ies" => "UESPI- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - CAMPUS ALEXANDRE ALVES DE OLIVEIRA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-fiped" "edicao_nome" => "Anais VII FIPED" "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015" "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg" "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }