Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

Visualizações: 194
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: PENSAMENTO, LINGUAGEM, CRIANÇA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Infantil Publicado em 11 de novembro de 2015

Resumo

Esse trabalho é um relato de experiência vivenciado na Educação Infantil, nosso olhar foi direcionado para crianças de cinco anos de idade, tendo como tema: “O desenvolvimento da linguagem na criança na Educação Infantil”. O objetivo da pesquisa foi construir conhecimentos sobre o desenvolvimento da linguagem verbal da criança na pré-escola. Para a fundamentação utilizou-se: Vygotsky (1983); Piaget (1982); Benjamin (1981). Para tanto, a metodologia esteve pautada numa perspectiva dialógica, com entrevista livre e observação direta. As nossas conclusões apontam que há variedades de falas, diferenças nos graus de formalidade e nas convenções do que se pode e deve falar em determinadas situações comunicativas. Vale ressaltar que quanto mais crianças puderem falar em diferentes situações, como pedir uma informação, explicar algo sobre uma brincadeira ou contar o que aconteceu no seu dia a dia, mais poderão desenvolver suas capacidades comunicativas de maneira significativa, além disso, poderão desenvolver outros tipos de habilidades básicas para a formação do sujeito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.