Artigo Anais VII FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO PROCESSO EDUCATIVO: O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PSICOPEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Psicologia Escolar/Educacional: Formação, Pesquisa e Práticas
"2015-11-10 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17525
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 138
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO PROCESSO EDUCATIVO: O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa em andamento do GEDEC-CC/UFPA Grupo de Estudo Dialética, Educação e Cultura – Campo e Cidade da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira, na linha de pesquisa Formação de Professores, subárea Psicologia Escolar, tem como objetivo geral analisar o papel do psicopedagogo frente às dificuldades da aprendizagem. Pretende responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a atuação do psicopedagogo e da psicopedagogia nas dificuldades de aprendizagem. Metodologicamente o estudo caracteriza-se como descritivo exploratório, e se apóia em uma base teórica consistente por meio da técnica bibliográfica e de campo, sob a luz de teóricos como: Grassi (2006), Lopes (2008), Lakomy (2003), Goulart (2005), Martins (2006), Visca (1991), dentre outros, que derão suporte ao estudo, quanto à abordagem será qualitativa com uma análise fenomenológica. Discute o Conceito de Avaliação em Psicopedagogia; Análise dos Resultados – A Conclusão Diagnóstica; Oficinas Psicopedagógicas; Avaliação Psicopedagógica; Fatores Emocionais e as Dificuldades de Aprendizagem, por fim, traz algumas considerações sobre o papel do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem, o que nos leva a perceber que este profissional da educação tem dois enfoques de trabalho: a atuação clínica e a atuação institucional, tendo como foco uma tarefa multidisciplinar em busca de diagnósticos e propostas de intervenção na melhoria do processo de ensino aprendizagem. No entanto, deixamos de apresentar a análise empírica, por estar em construção, e por fim listamos as Referências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Psicologia Escolar/Educacional: Formação, Pesquisa e Práticas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PSICOPEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA3_ID138_25092015100903.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAKSON JOSÉ GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAKSON"
    "autor_email" => "jak.son@bol.com.br"
    "autor_ies" => "SEDUC/PA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17525
    "edicao_id" => 40
    "trabalho_id" => 23
    "inscrito_id" => 138
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA NO PROCESSO EDUCATIVO: O PAPEL DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa em andamento do GEDEC-CC/UFPA Grupo de Estudo Dialética, Educação e Cultura – Campo e Cidade da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira, na linha de pesquisa Formação de Professores, subárea Psicologia Escolar, tem como objetivo geral analisar o papel do psicopedagogo frente às dificuldades da aprendizagem. Pretende responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a atuação do psicopedagogo e da psicopedagogia nas dificuldades de aprendizagem. Metodologicamente o estudo caracteriza-se como descritivo exploratório, e se apóia em uma base teórica consistente por meio da técnica bibliográfica e de campo, sob a luz de teóricos como: Grassi (2006), Lopes (2008), Lakomy (2003), Goulart (2005), Martins (2006), Visca (1991), dentre outros, que derão suporte ao estudo, quanto à abordagem será qualitativa com uma análise fenomenológica. Discute o Conceito de Avaliação em Psicopedagogia; Análise dos Resultados – A Conclusão Diagnóstica; Oficinas Psicopedagógicas; Avaliação Psicopedagógica; Fatores Emocionais e as Dificuldades de Aprendizagem, por fim, traz algumas considerações sobre o papel do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem, o que nos leva a perceber que este profissional da educação tem dois enfoques de trabalho: a atuação clínica e a atuação institucional, tendo como foco uma tarefa multidisciplinar em busca de diagnósticos e propostas de intervenção na melhoria do processo de ensino aprendizagem. No entanto, deixamos de apresentar a análise empírica, por estar em construção, e por fim listamos as Referências."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Psicologia Escolar/Educacional: Formação, Pesquisa e Práticas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PSICOPEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV050_MD1_SA3_ID138_25092015100903.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:45"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAKSON JOSÉ GOMES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "JAKSON"
    "autor_email" => "jak.son@bol.com.br"
    "autor_ies" => "SEDUC/PA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VII FIPED"
    "edicao_evento" => "VII Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2015"
    "edicao_logo" => "5e49ad3cdd9e5_16022020175940.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e1b6894a_22072020134931.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-10 23:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de novembro de 2015

Resumo

O presente trabalho é parte integrante de uma pesquisa em andamento do GEDEC-CC/UFPA Grupo de Estudo Dialética, Educação e Cultura – Campo e Cidade da Universidade Federal do Pará no Campus de Altamira, na linha de pesquisa Formação de Professores, subárea Psicologia Escolar, tem como objetivo geral analisar o papel do psicopedagogo frente às dificuldades da aprendizagem. Pretende responder o seguinte problema de pesquisa: Qual a atuação do psicopedagogo e da psicopedagogia nas dificuldades de aprendizagem. Metodologicamente o estudo caracteriza-se como descritivo exploratório, e se apóia em uma base teórica consistente por meio da técnica bibliográfica e de campo, sob a luz de teóricos como: Grassi (2006), Lopes (2008), Lakomy (2003), Goulart (2005), Martins (2006), Visca (1991), dentre outros, que derão suporte ao estudo, quanto à abordagem será qualitativa com uma análise fenomenológica. Discute o Conceito de Avaliação em Psicopedagogia; Análise dos Resultados – A Conclusão Diagnóstica; Oficinas Psicopedagógicas; Avaliação Psicopedagógica; Fatores Emocionais e as Dificuldades de Aprendizagem, por fim, traz algumas considerações sobre o papel do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem, o que nos leva a perceber que este profissional da educação tem dois enfoques de trabalho: a atuação clínica e a atuação institucional, tendo como foco uma tarefa multidisciplinar em busca de diagnósticos e propostas de intervenção na melhoria do processo de ensino aprendizagem. No entanto, deixamos de apresentar a análise empírica, por estar em construção, e por fim listamos as Referências.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.