UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA IFCE-CAMPUS IGUATU ACERCA DA METODOLOGIA DO ENSINO DA QUÍMICA.
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17022 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1881 "inscrito_id" => 6256 "titulo" => "UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA IFCE-CAMPUS IGUATU ACERCA DA METODOLOGIA DO ENSINO DA QUÍMICA." "resumo" => "O presente trabalho visou o levantamento qualitativo sobre a visão dos alunos do ensino da química e dos professores com relação à didática e metodologia a qual os alunos tiveram com experiência no ensino médio e no curso superior. Ao investigar a concepção didática e metodológica, os resultados se apresentaram satisfatórios para o desenvolvimento. O recurso metodológico utilizada para o levantamento de dados, foi à elaboração de um pequeno questionário com três perguntas, a qual se questionava a escolha do curso e a didática de ensino do professor de química no ensino médio, se contribui positivo ou negativamente em sua graduação, em seguida aplicando-o no primeiro e oitavo semestre do Curso de Licenciatura em Química do IFCE - campus Iguatu, totalizando 31 alunos. Os resultados observados sobre qual motivo levaram eles a escolha do curso, 68% dos entrevistados afirmaram a escolha do curso por já se identificar com a disciplina no ensino médio, 16% por não ter tido outra opção pela nota no Enem, 6% por ser próximo a sua residência e 10% porque não poderiam sair de sua cidade para fazer outro curso superior. Na segunda alternativa se pediu para o aluno avaliar a didática e metodologia do professor de química no ensino médio, 87,10% dos entrevistados afirmaram ser positivas os outros 12,9% contestaram que não tiveram uma boa experiência com a disciplina no ensino básico, pois seus professores não tinham uma boa metodologia e didática, vendo que são elementos cruciais para o desenvolvimento do aluno no curso Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, METODOLOGIA, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID6256_08092015150353.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE BARBOSA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "JAQUE BARBOSA" "autor_email" => "jaquelinebarbosaifce@hotm" "autor_ies" => "IFCE-IGUATU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17022 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1881 "inscrito_id" => 6256 "titulo" => "UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA IFCE-CAMPUS IGUATU ACERCA DA METODOLOGIA DO ENSINO DA QUÍMICA." "resumo" => "O presente trabalho visou o levantamento qualitativo sobre a visão dos alunos do ensino da química e dos professores com relação à didática e metodologia a qual os alunos tiveram com experiência no ensino médio e no curso superior. Ao investigar a concepção didática e metodológica, os resultados se apresentaram satisfatórios para o desenvolvimento. O recurso metodológico utilizada para o levantamento de dados, foi à elaboração de um pequeno questionário com três perguntas, a qual se questionava a escolha do curso e a didática de ensino do professor de química no ensino médio, se contribui positivo ou negativamente em sua graduação, em seguida aplicando-o no primeiro e oitavo semestre do Curso de Licenciatura em Química do IFCE - campus Iguatu, totalizando 31 alunos. Os resultados observados sobre qual motivo levaram eles a escolha do curso, 68% dos entrevistados afirmaram a escolha do curso por já se identificar com a disciplina no ensino médio, 16% por não ter tido outra opção pela nota no Enem, 6% por ser próximo a sua residência e 10% porque não poderiam sair de sua cidade para fazer outro curso superior. Na segunda alternativa se pediu para o aluno avaliar a didática e metodologia do professor de química no ensino médio, 87,10% dos entrevistados afirmaram ser positivas os outros 12,9% contestaram que não tiveram uma boa experiência com a disciplina no ensino básico, pois seus professores não tinham uma boa metodologia e didática, vendo que são elementos cruciais para o desenvolvimento do aluno no curso Superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, METODOLOGIA, ENSINO DE QUÍMICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID6256_08092015150353.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE BARBOSA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "JAQUE BARBOSA" "autor_email" => "jaquelinebarbosaifce@hotm" "autor_ies" => "IFCE-IGUATU" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }