Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRILHANDO OS CAMINHOS DA ALFABETIZAÇÃO: AQUISIÇÃO DA LEITURA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LEITURA, ESCRITA, FORMAÇÃO DO PROFESSOR, FORMAÇÃO DO PROFESSOR Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente artigo tem por objetivo ampliar conceitos sobre a alfabetização, à medida que expõe elementos constitutivos no processo de apropriação da leitura. Apresenta o professor e sua formação como fatores que contribuem na aprendizagem dos educandos. Ressalta o valor da leitura e a influência do contador de histórias na formação do leitor. Buscou-se para tanto a contribuição de vários autores como: Freire (1996), Libâneo (2004), Soares (2000), Amarrilha (1997), Tfouni (2005), Solé (1998), Villardi (1999) dentre outros que abordam o tema. Na sociedade contemporânea, fica em evidência a necessidade do domínio da leitura, visto que é essencial na relação da comunicação dos sujeitos aprendentes em um mundo globalizado. Averigua-se por meio dessa pesquisa embasada por estudos bibliográficos que a alfabetização vinculada à aquisição da leitura, depende de contextos nos quais os atores sociais estão inseridos e das “ferramentas” que serão utilizadas para estimulá-los, possibilitando assim, a construção de conhecimentos e a formação de leitores autônomos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.