Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POR QUE E PARA QUE LER LITERATURA EM CRECHES E PRÉ-ESCOLAS?: CONCEPÇÕES DOCENTES

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO INFANTIL, DOCENTES Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Linguagens, Letramento e Alfabetização
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Partindo da preocupação com a escolarização inadequada da literatura infantil, o presente artigo objetiva apresentar os resultados obtidos no trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil - UFCG, no qual buscamos identificar concepções de docentes sobre literatura infantil e os motivos pelo quais realizam a leitura de obras literárias em sua prática pedagógica. Com este estudo, intentamos refletir sobre a leitura do literário como recurso relevante à formação leitora das crianças e identificar se, em instituições de Educação Infantil, ela é predominantemente vivenciada. Para isto, fizemos, de início, um estudo teórico objetivando conhecer as concepções de pesquisadores e estudiosos sobre a temática, com vistas à ampliação e ao aprofundamento dos nossos conhecimentos acerca da literatura infantil e da importância da leitura de obras literárias, desde cedo, no contexto da Educação Infantil. Tais estudos contribuíram, de maneira significativa, para a análise, reflexão e discussão dos dados coletados. O estudo realizado caracterizou-se como uma pesquisa social, teve uma abordagem exploratória e qualitativa, e seu lócus foram duas creches da rede municipal de ensino de Campina Grande - PB. Os dados obtidos possibilitaram compreender a necessidade de mudanças na abordagem das obras literárias nos espaços educativos, para que a leitura de livros de literatura infantil, em vez de ter objetivos meramente didáticos, favoreça de fato, nas crianças, a capacidade de construção de sentidos a partir do lido, estabelecendo uma experiência dialógica, de alteridade, porque a literatura humaniza, incomoda, provoca, nos faz viver e enxergar o mundo de maneira diferente.

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