No presente trabalho discorremos sobre a Reforma Francisco Campos, em específico no que se refere às alterações no ensino secundário e nos conteúdos matemáticos; apresentamos a nova disposição e instrução determinada, dando ênfase à Geometria. Ocorrida na década de 1930, época para o Brasil de diversas transformações no cenário político e social, a Reforma pôde contar com ideias modernizadoras de Euclides Roxo, entre as quais, Geometria, Aritmética e Álgebra formaram apenas uma disciplina, a Matemática; sendo ditado para o ensino desta, novas instruções. Desta forma, tratamos de uma pesquisa bibliográfica referente à história do ensino de Matemática, especialmente o de Geometria, no Brasil. Sobre o tema deste trabalho, destacamos que, surgiu a partir de discussões em reuniões e projetos envolvendo o ensino de Geometria do Leitura e Escrita em Educação Matemática (LEEMAT) Grupo de Pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), atrelado à pesquisas na disciplina de Fundamentos Epistemológicos da Matemática.