Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALTERNATIVA DIDÁTICA: TEORIA E PRÁTICA SIMULTANEAMENTE NO ENSINO DE MORFOLOGIA FLORAL.

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O conteúdo de botânica é considerado complexo para os alunos do ensino médio, pois segundo estes, diversas vezes, os próprios professores não apresentam uma boa dinâmica na instrução de tais conhecimentos. Uma forma interessante de se ministrar esse conteúdo é associando a parte teórica à prática, para que a aprendizagem se torne mais significativa. Ao planejar a aula, não basta que o professor apenas domine o conteúdo, como também é necessário buscar alternativas que promovam aos discentes maior assimilação. Esse trabalho tem como objetivo, verificar o nível de aprendizado dos alunos após a aplicação de uma aula teórica e prática simultaneamente com alunos do 2º ano do ensino médio. Foram coletados exemplares de algumas famílias botânicas presentes nas proximidades da escola para serem utilizadas na aula prática. Foi aplicado em sala de aula um pré-teste, e logo em seguida foi ministrada uma revisão das partes constituintes das flores, utilizando o recurso de data-show, para que toda a turma acompanhasse as etapas de identificação. Concomitantemente a isso, estava sendo realizada uma prática onde foi ensinado para os alunos as formas de identificação de estruturas e morfologia das flores, e em seguida foi entregue um pós-teste. Como resultado, observou-se uma melhoria significativa ao comparar os resultados dos testes. Essa metodologia foi bem aceita pelos alunos, e avaliada por estes como uma boa forma de trabalhar o conteúdo, fazendo uma ponte real entre a teoria e a prática ao mesmo tempo. Assim, essa alternativa de ensino constitui-se uma forma dinâmica, instrutiva e eficaz de se ministrar aulas, que pode ser utilizada não somente no conteúdo de botânica, mas também em outros da área de Biologia e demais Ciências.

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