No decorrer da história percebe-se a necessidade de criar políticas para incluírem alunos portadores de necessidades especiais em escolas de ensino regulares. O maior propósito dessas políticas públicas é adaptar escolas e docentes para receberem alunos especiais, tornando-os aptos tanto à área física escolar, quanto à formação de docentes para não privatizar a educação destes alunos. A presente pesquisa possui por objetivo principal tornar a sociedade ciente de todos os direitos reservados às pessoas portadoras de necessidades especiais, além de mostrar os avanços ocorridos na rede pública. Trata-se de uma revisão bibliográfica, na qual os dados foram obtidos em artigos indexados nos bancos de dados do Scielo, Google Acadêmico e Portal de Periódicos da Capes, além do embasamento teórico adquirido através de livros relacionados ao tema abordado, vinculados à educação especial. Desta forma, percebe-se que ao passar do tempo, incrementaram-se leis e diretrizes para favorecer a todos, tornando a educação cada vez mais inclusiva. Com estes complementos educacionais propostos, no setor da educação, tanto pública quanto privada, é notável o aumento de matrículas de alunos portadores de necessidades especiais em escolas de ensino regulares. Expondo, assim, todos os avanços nesse processo, ainda há lacunas no ensino e na estrutura física, bem como pedagógica, na formação desses alunos, não por faltar políticas públicas para isso, mas por inúmeras negligências que passam despercebidas e por causa de toda a demanda burocrática que impede a rapidez e desenvolvimento da atuação/implantação dessas leis.