Trata-se de um estudo que aborda a importância da Iniciação Científica e Pesquisa para o desenvolvimento integral do estudante de Ensino Médio e, apresenta as potencialidades dos softwares educacionais P3D no enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, tomando como referência as necessidades formativas dos estudantes contidas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Objetivamos com o estudo, endossar o debate acerca das possibilidades de contribuição dessas ferramentas à formação do Protagonismo Juvenil e a Inovação da práxis educativa, sobretudo na escola pública. A partir de atividades de pesquisa bibliográfica e entrevistas realizadas com professores do ensino médio de quatro escolas estaduais de Pernambuco, procurou-se conhecer como vem sendo concebido o uso dessas ferramentas na produção do conhecimento do estudante e que impactos promovem à construção de uma aprendizagem significativa e contextualizada. Os resultados, apontam que o uso pedagógico dessas tecnologias e atividades de pesquisa viabiliza a articulação de novas formas de cooperação e interação entre professor, estudante e conhecimento, circunstância que dá origem a processos de aprendizagem mais produtivos, além de fortalecer o protagonismo juvenil. Esse processo requer do professor a atualização da prática docente, sendo a formação continuada de extrema importância.
Palavras-chave: Iniciação Científica e Pesquisa, Software Educacional P3D, Ensino Médio.