Este trabalho tem o intuito de apresentar uma pesquisa que está sendo realizada com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Agenor Clemente dos Santos, localizada no município de Alagoinha – PB. Temos como objetivos apresentar as contribuições do jogo “Cubra 12” para o cálculo mental com as quatro operações no 6º ano do Ensino Fundamental, aplicar o jogo “Cubra 12” nas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, elaborar um roteiro pós-jogo, com questões que envolvam o cálculo mental e escrito, aplicar o roteiro elaborado nas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental, analisar as possibilidades e limitações que o jogo “Cubra 12” proporciona para o ensino das quatro operações, verificar as contribuições do jogo “Cubra 12” para o cálculo mental no ensino das quatro operações. Espera-se que com o uso do jogo “Cubra 12”, perceba-se as dificuldades dos alunos na aprendizagem das quatro operações e a partir do uso do jogo facilitar essa aprendizagem e estimular os alunos a utilizarem o cálculo mental sempre quando trabalharem com as quatro operações básicas do conjunto dos números naturais.