A poesia é a expressão da subjetividade do ser humano e traduz as emoções que envolve o mesmo por ter um universo muito rico, encantador e o professor é o mediador e o iniciador dos alunos neste mundo maravilhoso da leitura. Sendo assim, esse trabalho deve ser lúdico, prazeroso e frequente, de forma que os discentes venham a conhecer esse gênero literário lírico. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar como se dá a presença e a receptividade da poesia nas aulas de língua portuguesa e o que tem contribuído para a melhoria e a utilização desse gênero literário na escola, tendo em vista que o desenvolvimento, o gosto e o interesse dos discentes surgem da apresentação e produção de textos diversos em sala de aula. Para tanto, deve-se conhecer a realidade atual da poesia se ela está ou não sendo valorizada na sala de aula. É através da leitura de poesias que os alunos podem desenvolver a capacidade de expressar-se melhor, ampliar sua visão de mundo, desenvolver a imaginação e a habilidade de criar e produzir textos literários. Pode-se concluir que o texto poético é importante no cotidiano escolar, mas que este precisa ser trabalhado mais nas aulas de língua portuguesa pelos professores como forma de expressão e reflexão dos alunos com o texto literário.