O presente estudo apresenta aspectos relevantes da formação continuada dos professores orientadores de estudo, da regional Recife Norte, fazendo uma reflexão dos saberes, práticas do saber fazer docente, tendo como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento docente, de forma a rediscutirem e atualizarem suas práticas, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, repensarem a ação docente evidenciado nas reflexões realizadas nos encontros no processo ensino-aprendizagem. O trabalho privilegia articulação entre teoria e prática, domínio de saberes conhecimentos científicos, didáticos, ressignificação da ação docente e a (re)construção coletiva do projeto político-pedagógico, articulando as concepções de juventude e a formação humana integral do ser. Analisa-se o programa de formação continuada para professores do Ensino Médio ofertado pelo MEC, Secretaria de Educação de Pernambuco, Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio, responsável pela logística, dinâmica, execução e orientação instrucional aos professores da Rede de ensino Estadual. Tomamos como categorias: formação continuada, reflexão, saberes e saber fazer, a partir dos estudos de Nóvoa (1995); Cunha, (1989); Perrenoud, (1994); Pimenta, (1994), Tardif (2008); Imbernón (2010); Freire (1997); Libâneo (1994); Zabala (1998), entre outros. Como estratégia metodológica realizamos encontros mensais de estudo, reflexões, conhecimento, e possibilidades ao trabalho docente por meio do processo ação-reflexão-ação num conjunto de competências necessárias ao saber fazer docente. Nestes encontros, foram abordados temas relevantes, debates, troca de experiências, socialização de conteúdos, e outras atividades, que subsidiam e possibilita a inovação pedagógica, a reflexão do saber fazer docente.