Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

CENÁRIO DA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO ESTADO DA PARAÍBA.

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Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O presente texto é oriundo da fase inicial da pesquisa “Produção Científica em Educação Física no Nordeste do Brasil: analisando a produção dos docentes nas instituições formadoras do estado da Paraíba”, sendo destacadas as informações referentes às instituições de Ensino Superior da Paraíba que oferecem cursos de Educação Física, tendo como objetivo apresentar o cenário da formação em Educação Física na Paraíba. Os dados para essa construção são oriundos do sistema e-MEC sobre o Ensino Superior, bem como as informações disponíveis nas páginas das instituições identificadas. Nossa análise recaiu sobre: o mapeamento das IES que atuam com cursos de Educação Física na região Nordeste; o detalhamento dos cursos de Educação Física no estado da Paraíba. Sendo realizada uma sistematização dos dados que nos permite apresentar o cenário atual da formação da área no estado. O Estado da Paraíba possui 36 Instituições de Ensino Superior, dentre essas 05 IES oferecem 07 Cursos de Educação Física, sendo 03 em instituições públicas (UEPB – UFPB) e 04 em instituições privadas (UNIPÊ – FIP - FMN), e soma-se a estes 01 curso da UNB à distância, que totaliza 08 cursos no estado, apresentando 04 cursos de Licenciatura e 04 de Bacharelado. O cenário do Estado da Paraíba indica um crescimento necessário de cursos, mas que a rede pública (federal e estadual) não comporta a demanda necessária de formação, desta forma as instituições privadas assumem este papel. Percebe-se também que uma nova modalidade de ensino começa a ser inserida nesta região, que são os cursos à distância. Identificamos que os cursos de Licenciatura tem se diferenciado dos cursos de Bacharelado pela caracterização da área formal de ensino – as escolas, mas ressaltamos que os egressos dos cursos em sua grande maioria são licenciados, visto a sua prevalência até os últimos anos, tendo profissionais atuando em diversos campos para além das escolas. Os cursos de Bacharelado, por sua vez, formam para atuar nos demais campos que desenvolvam a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas, na promoção, proteção e reabilitação da saúde e bem estar sociocultural. Assim, se configura uma discussão nacional sobre as áreas de atuação e as respectivas formações para as mesmas. Se a criação dos cursos na Paraíba se deu na década de 1970, com a Licenciatura (3), a sua ampliação acontece nos anos de 2009 e 2010, cursos de Bacharelado (4), ou seja, passado mais de 30 anos os novos cursos vem atender as novas Diretrizes Curriculares da área (2004) que dividem os cursos de graduação em Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo, mas neste mesmo período recebemos um curso a distancia na contramão desse cenário, Licenciatura UNB (2007), assim como está iniciando em 2013 na FIP um novo curso de Licenciatura. Este cenário nos permite discutir sobre qual a formação necessária a Educação Física, sem fazer uma discussão corporativa, mas sim reconhecer quais as características desta formação na atualidade que divide a formação inicial, mas não deixa claro a sua diferenciação nem no processo de formação e nem de intervenção profissional.

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