Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERAÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: O USO DO CHATGPT POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135720
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9398
    "inscrito_id" => 17828
    "titulo" => "INTERAÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: O USO DO CHATGPT POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho investiga o uso do ChatGPT como ferramenta de apoio no ensino de Matemática básica para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Considerando a crescente inserção das tecnologias digitais no ambiente escolar, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a pesquisa analisa como os alunos interagem com a inteligência artificial na resolução de problemas matemáticos, observando impactos no desenvolvimento do raciocínio lógico, da autonomia e na construção do conhecimento. O referencial teórico fundamenta-se nos estudos de autores como Moran (2015), Silva (2005) e Oliveira e Caetano (2024), que discutem o papel das tecnologias na educação e a mediação da aprendizagem por ferramentas digitais. A metodologia envolve a realização de uma prática preliminar com cinco alunos do 3º ano do Ensino Médio do IFPB – Campus Itaporanga, os quais resolveram questões de funções do 1º e 2º grau com o auxílio do ChatGPT. Observou-se que alunos com maior domínio matemático utilizaram a ferramenta para validação de respostas e elucidação de dúvidas, enquanto estudantes com mais dificuldades apresentaram limitações na formulação de perguntas, o que impactou negativamente nos resultados. Verificou-se também que interações mais claras e organizadas proporcionaram melhores retornos da IA, evidenciando a importância de estratégias comunicativas para a eficácia do uso da tecnologia. Os resultados indicam que o uso pedagógico do ChatGPT pode enriquecer o processo de aprendizagem matemática, desde que haja orientação adequada e uso crítico da ferramenta, sem substituir a mediação docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17828_TB9398_07082025113354.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ GONÇALVES JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "goncalves.jose@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135720
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9398
    "inscrito_id" => 17828
    "titulo" => "INTERAÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: O USO DO CHATGPT POR ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O presente trabalho investiga o uso do ChatGPT como ferramenta de apoio no ensino de Matemática básica para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Considerando a crescente inserção das tecnologias digitais no ambiente escolar, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a pesquisa analisa como os alunos interagem com a inteligência artificial na resolução de problemas matemáticos, observando impactos no desenvolvimento do raciocínio lógico, da autonomia e na construção do conhecimento. O referencial teórico fundamenta-se nos estudos de autores como Moran (2015), Silva (2005) e Oliveira e Caetano (2024), que discutem o papel das tecnologias na educação e a mediação da aprendizagem por ferramentas digitais. A metodologia envolve a realização de uma prática preliminar com cinco alunos do 3º ano do Ensino Médio do IFPB – Campus Itaporanga, os quais resolveram questões de funções do 1º e 2º grau com o auxílio do ChatGPT. Observou-se que alunos com maior domínio matemático utilizaram a ferramenta para validação de respostas e elucidação de dúvidas, enquanto estudantes com mais dificuldades apresentaram limitações na formulação de perguntas, o que impactou negativamente nos resultados. Verificou-se também que interações mais claras e organizadas proporcionaram melhores retornos da IA, evidenciando a importância de estratégias comunicativas para a eficácia do uso da tecnologia. Os resultados indicam que o uso pedagógico do ChatGPT pode enriquecer o processo de aprendizagem matemática, desde que haja orientação adequada e uso crítico da ferramenta, sem substituir a mediação docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17828_TB9398_07082025113354.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ GONÇALVES JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ"
    "autor_email" => "goncalves.jose@ifpb.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho investiga o uso do ChatGPT como ferramenta de apoio no ensino de Matemática básica para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Considerando a crescente inserção das tecnologias digitais no ambiente escolar, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a pesquisa analisa como os alunos interagem com a inteligência artificial na resolução de problemas matemáticos, observando impactos no desenvolvimento do raciocínio lógico, da autonomia e na construção do conhecimento. O referencial teórico fundamenta-se nos estudos de autores como Moran (2015), Silva (2005) e Oliveira e Caetano (2024), que discutem o papel das tecnologias na educação e a mediação da aprendizagem por ferramentas digitais. A metodologia envolve a realização de uma prática preliminar com cinco alunos do 3º ano do Ensino Médio do IFPB – Campus Itaporanga, os quais resolveram questões de funções do 1º e 2º grau com o auxílio do ChatGPT. Observou-se que alunos com maior domínio matemático utilizaram a ferramenta para validação de respostas e elucidação de dúvidas, enquanto estudantes com mais dificuldades apresentaram limitações na formulação de perguntas, o que impactou negativamente nos resultados. Verificou-se também que interações mais claras e organizadas proporcionaram melhores retornos da IA, evidenciando a importância de estratégias comunicativas para a eficácia do uso da tecnologia. Os resultados indicam que o uso pedagógico do ChatGPT pode enriquecer o processo de aprendizagem matemática, desde que haja orientação adequada e uso crítico da ferramenta, sem substituir a mediação docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.