AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: TRAJETÓRIAS E PESQUISAS DE NEGRAS CIENTISTAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133209 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5752 "inscrito_id" => 10622 "titulo" => "AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: TRAJETÓRIAS E PESQUISAS DE NEGRAS CIENTISTAS" "resumo" => "Os princípios e finalidades da educação só se concretizam plenamente com o engajamento em favor de uma educação antirracista. Este trabalho valoriza o conhecimento sobre histórias e pesquisas de cientistas negras, especialmente nas ciências da natureza, como forma de promover aprofundamentos teóricos e propor práticas para a educação básica. Para Ravenna Silva (2023, p. 120), “(...) desenvolver uma formação antirracista que evidencie como nossa estrutura social e a ciência tem correlação com o processo colonizatório brasileiro, com evidências históricas e de forma crítica é um dos caminhos para ajudar esses profissionais a compreenderem melhor o contexto que estamos apresentando”. Diante disto, um projeto de extensão da UEG (Iporá) promoveu encontros com futuros/as docentes para criar e executar oficinas em uma escola pública de ensino fundamental. Inspirado em iniciativas como Investiga Menina! (UFG), Mulheres e Meninas na Ciência (UnB), e o curso “Ensino de Ciências e Biologia: currículo numa perspectiva afrodiaspórica” (UnB), o projeto adotou uma abordagem qualitativa com análise temática (Borges; Silva, 2017). O foco esteve no encontro com os/as monitores/as, com o objetivo de elaborar o produto a ser levado à comunidade externa. No sexto encontro, monitores/as (10) chegaram a um consenso que a proposta deveria considerar: a) trajetória para além da carreira acadêmica, incluindo aspectos subjetivos e contextuais; b) uso de fotografias os diferentes contextos, associando outras ações à carreira científica como, por exemplo, palestras, eventos e atividades extensionistas; b) uso de fotografias que evidenciem diferentes contextos e ações associadas à carreira científica; c) relato da pesquisa e motivações da cientista; d) falas da própria pesquisadora, ressaltando sua visão de ciência ou do racismo. A produção de pôsteres visuais (4) contendo essas informações, foi considerada a mais viável para alcançar o objetivo do projeto, atendando-se para o reconhecimento das trajetórias e contribuições de cientistas negras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10622_TB5752_08042025141212.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THATIANNY ALVES DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "Thatianny Silva" "autor_email" => "thatiannysilvaa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133209 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5752 "inscrito_id" => 10622 "titulo" => "AÇÕES EXTENSIONISTAS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: TRAJETÓRIAS E PESQUISAS DE NEGRAS CIENTISTAS" "resumo" => "Os princípios e finalidades da educação só se concretizam plenamente com o engajamento em favor de uma educação antirracista. Este trabalho valoriza o conhecimento sobre histórias e pesquisas de cientistas negras, especialmente nas ciências da natureza, como forma de promover aprofundamentos teóricos e propor práticas para a educação básica. Para Ravenna Silva (2023, p. 120), “(...) desenvolver uma formação antirracista que evidencie como nossa estrutura social e a ciência tem correlação com o processo colonizatório brasileiro, com evidências históricas e de forma crítica é um dos caminhos para ajudar esses profissionais a compreenderem melhor o contexto que estamos apresentando”. Diante disto, um projeto de extensão da UEG (Iporá) promoveu encontros com futuros/as docentes para criar e executar oficinas em uma escola pública de ensino fundamental. Inspirado em iniciativas como Investiga Menina! (UFG), Mulheres e Meninas na Ciência (UnB), e o curso “Ensino de Ciências e Biologia: currículo numa perspectiva afrodiaspórica” (UnB), o projeto adotou uma abordagem qualitativa com análise temática (Borges; Silva, 2017). O foco esteve no encontro com os/as monitores/as, com o objetivo de elaborar o produto a ser levado à comunidade externa. No sexto encontro, monitores/as (10) chegaram a um consenso que a proposta deveria considerar: a) trajetória para além da carreira acadêmica, incluindo aspectos subjetivos e contextuais; b) uso de fotografias os diferentes contextos, associando outras ações à carreira científica como, por exemplo, palestras, eventos e atividades extensionistas; b) uso de fotografias que evidenciem diferentes contextos e ações associadas à carreira científica; c) relato da pesquisa e motivações da cientista; d) falas da própria pesquisadora, ressaltando sua visão de ciência ou do racismo. A produção de pôsteres visuais (4) contendo essas informações, foi considerada a mais viável para alcançar o objetivo do projeto, atendando-se para o reconhecimento das trajetórias e contribuições de cientistas negras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID10622_TB5752_08042025141212.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THATIANNY ALVES DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "Thatianny Silva" "autor_email" => "thatiannysilvaa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }