Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE LIBRAS NAS ESCOLAS A PARTIR DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho discorre sobre a importância da cultura surda e a inserção do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, a partir da educação infantil em escolas regulares para alunos surdos e ouvintes, contribuindo para a promoção da inclusão. A intenção desse trabalho é impulsionar a inclusão de surdos nas escolas regulares com direto a intérprete e/ou professores com qualificação nessa área, além de ampliar o acesso a vários grupos sociais e minimizar a exclusão. A elaboração desse estudo consistiu a partir de um desejo particular de compreender como os surdos se comunicam e o esforço que eles fazem para se fazer entender e compreender os ouvintes. Entretanto, apesar de atualmente a educação defender a inclusão, acessibilidade, respeito e diversidade, ainda há muito o que melhorar, pois as escolas não estão preparadas para receber alunos surdos. A fundamentação desse trabalho consiste nos estudos de Vygotsky, Froebel e Montessori, valorizando a interação social, atividades lúdicas, brincadeiras, atividades visuais e adaptações necessárias para o ensino de libras. Teóricos como, Piaget, Paulo Freire e artigos científicos, também corroboram para esse estudo. A utilização de materiais visuais, jogos e contato direto com o surdo colaboram com o processo de aprendizado do aluno ouvinte de forma prazerosa e divertida para desenvolver a comunicação com amigos surdos. Foi através da experiencia profissional pessoal com aulas de reforço escolar para alunos ouvintes de ensino fundamental a percepção sobre a curiosidade e desejo em serem incluídos socialmente na cultura surda. Foram utilizados atividades com os sinais básicos como as letras do alfabeto, números e saudações. As crianças ficaram ainda mais curiosas e encantadas em poder se comunicar com pessoas surdas.

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