Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA AVALIAÇÃO LINGUÍSTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES SURDOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem o objetivo de refletir sobre as contribuições da avaliação formativa no Atendimento Educacional Especializado para estudantes surdos, como estratégia de aprendizagem para o aluno e de ensino para o professor. Adotando uma metodologia qualitativa e exploratória, investigamos a relevância e aplicação da avaliação da aquisição da Língua de Sinais por estudantes surdos no AEE, para isso, fundamentamo-nos em Quadros (2013) e Perrenoud (1999), autores que evidenciam o papel da avaliação na regulação do ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a avaliação linguística emerge como requisito crucial para um atendimento adequado, focando na aquisição da Libras como primeira língua e na proficiência em língua portuguesa escrita, uma vez que permite a educadores e equipes pedagógicas identificar os níveis de proficiência, subsidiando a elaboração de planos de ensino individualizados. Como resultados, concluímos que a implementação de uma avaliação linguística qualificada no AEE pode contribuir significativamente para a identificação precoce de dificuldades, permitindo intervenções ágeis; o monitoramento contínuo do progresso, com subsequentes ajustes no plano de ensino; o aprimoramento da comunicação entre estudante, professor e equipe pedagógica; e a promoção da inclusão educacional, assegurando metodologias adequadas às particularidades linguísticas dos estudantes atendidos. Em suma, a avaliação linguística adequada configura-se como um recurso indispensável no AEE para estudantes surdos, qualificando o atendimento e impulsionando a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas e significativas.

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