Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA MULHERES: IMPACTOS E TRANSFORMAÇÕES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS EM MEIO AMBIENTE E INFORMÁTICA DO IFBA - CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho aborda a criação e os impactos de um Clube de Ciências da Natureza exclusivo para mulheres, estudantes dos cursos técnicos integrados em Meio Ambiente e Informática do IFBA – Campus Vitória da Conquista. A iniciativa visa promover a inclusão feminina no campo científico, estimular o protagonismo das alunas e fomentar o interesse pela ciência em um ambiente colaborativo e interdisciplinar. A iniciativa foi fundamentada em autores como Mancuso, Lima e Bandeira (1996), que apresentam uma visão abrangente sobre a concepção, os objetivos e a implementação desses espaços educativos. Os clubes de ciências são descritos como ambientes extracurriculares e não formais de aprendizagem, que priorizam a curiosidade, a interação social e o desenvolvimento do espírito científico e Moraes (2012), que destaca a pesquisa enquanto prática como parte essencial do aprendizado. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa, com base na observação participante e na análise das atividades desenvolvidas no clube, baseada no trabalho de Chizzotti (2018). O objetivo principal foi proporcionar um espaço de protagonismo feminino na ciência, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências científicas, a colaboração e a autonomia das alunas. Os resultados das observações iniciais evidenciam que os clubes de ciências podem contribuir de forma significativa para a formação crítica das participantes, aumentando seu interesse pela ciência e fortalecendo sua confiança enquanto futuras profissionais. Conclui-se que iniciativas como essa são fundamentais para promover a inclusão feminina nas áreas científicas e tecnológicas, além de possibilitar uma transformação no ambiente educacional.

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