INICIAÇÃO CIENTÍFICA INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ESTUDANTES E ORIENTADORES PARTICIPANTES DO PROJETO CIÊNCIA NA ILHA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132991 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5468 "inscrito_id" => 6970 "titulo" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ESTUDANTES E ORIENTADORES PARTICIPANTES DO PROJETO CIÊNCIA NA ILHA" "resumo" => "Nas universidades há os projetos de ensino, pesquisa e extensão. Eles promovem uma proximidade entre a instituição superior e a comunidade. O Ciência na ilha é um projeto de extensão universitária, realizado pelo Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (UFPA), que proporciona troca de saberes entre as comunidades ribeirinhas e pesquisadores e discentes de diversas instituições de ensino superior, com exposições de trabalhos de iniciação científica infanto-juvenil, de divulgação científica e oficinas. Com isso, este artigo tem o objetivo de discutir sobre a importância da iniciação científica infanto-juvenil (IC-IJj) para estudantes da educação básica participantes do Ciência na Ilha. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, na modalidade da pesquisa narrativa, pois trabalha com reflexões, concepções e visões dos participantes. Os contribuintes para essa pesquisa são dois estudantes da educação básica, que já participaram do Ciência na ilha expondo trabalho de (IC-IJ) e dois discentes, de cursos da Universidade Federal do Pará, também com experiência, mas de orientação de IC de estudantes da educação básica. A pesquisa foi realizada a partir de dados de relatos de dois expositores do Ciências na ilha e de dois orientadores de IC-IJ. Com isso, a pesquisa evidenciou a importância da iniciação científica no ensino para o desenvolvimento de competências e habilidades nos estudantes de ciências nas escolas. Assim como o processo de aprendizagem interdisciplinar possibilita conhecimento plural aos estudantes, valorizando a diversidade social, pensamento crítico e seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6970_TB5468_07042025235121.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLARA SOARES MARTINS" "autor_nome_curto" => "Ana Clara" "autor_email" => "ana.soares.martins0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132991 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5468 "inscrito_id" => 6970 "titulo" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ESTUDANTES E ORIENTADORES PARTICIPANTES DO PROJETO CIÊNCIA NA ILHA" "resumo" => "Nas universidades há os projetos de ensino, pesquisa e extensão. Eles promovem uma proximidade entre a instituição superior e a comunidade. O Ciência na ilha é um projeto de extensão universitária, realizado pelo Clube de Ciências da Universidade Federal do Pará (UFPA), que proporciona troca de saberes entre as comunidades ribeirinhas e pesquisadores e discentes de diversas instituições de ensino superior, com exposições de trabalhos de iniciação científica infanto-juvenil, de divulgação científica e oficinas. Com isso, este artigo tem o objetivo de discutir sobre a importância da iniciação científica infanto-juvenil (IC-IJj) para estudantes da educação básica participantes do Ciência na Ilha. Esta pesquisa é de caráter qualitativo, na modalidade da pesquisa narrativa, pois trabalha com reflexões, concepções e visões dos participantes. Os contribuintes para essa pesquisa são dois estudantes da educação básica, que já participaram do Ciência na ilha expondo trabalho de (IC-IJ) e dois discentes, de cursos da Universidade Federal do Pará, também com experiência, mas de orientação de IC de estudantes da educação básica. A pesquisa foi realizada a partir de dados de relatos de dois expositores do Ciências na ilha e de dois orientadores de IC-IJ. Com isso, a pesquisa evidenciou a importância da iniciação científica no ensino para o desenvolvimento de competências e habilidades nos estudantes de ciências nas escolas. Assim como o processo de aprendizagem interdisciplinar possibilita conhecimento plural aos estudantes, valorizando a diversidade social, pensamento crítico e seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID6970_TB5468_07042025235121.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CLARA SOARES MARTINS" "autor_nome_curto" => "Ana Clara" "autor_email" => "ana.soares.martins0@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }