A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENTRE A POLÊMICA E A SOLUÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129129 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 138 "inscrito_id" => 3312 "titulo" => "A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENTRE A POLÊMICA E A SOLUÇÃO" "resumo" => "Este estudo reflete sobre a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica e no processo de ensino-aprendizagem, orientado pela seguinte questão de investigação: de que maneira a incorporação das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas impacta o processo de ensino-aprendizagem? Como objetivo geral, busca-se investigar os efeitos dessa integração, analisando seus desafios e potencialidades no ambiente escolar. O referencial teórico inclui contribuições de Santan et al. (2024), Freitas (2010), Cunha e Mourad (2021), Pinheiro (2018), Behrens (2009), Prensky (2001), Moran (2000) e Scheunemann, Almeida e Lopes (2021). Esses autores fundamentam as discussões sobre o papel das tecnologias digitais na educação, especialmente no contexto de transformação gerado pelo ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. A pesquisa, de natureza bibliográfica, destacou a emergência do ensino remoto como um marco na adaptação e inovação das práticas pedagógicas. Esse cenário revelou tanto as possibilidades quanto as limitações do uso das tecnologias digitais no ensino, evidenciando a necessidade de uma formação continuada para capacitar os professores a utilizarem metodologias ativas e inovadoras. Essa formação deve ser dinâmica e constante, possibilitando que as tecnologias sejam efetivamente transformadas em ferramentas pedagógicas e não apenas em suportes técnicos. Apesar da crescente presença das tecnologias em diversos setores da sociedade, o estudo identificou que, no ambiente escolar, sua utilização como recurso pedagógico ainda é limitada. Tal lacuna reforça a necessidade de uma abordagem mais sistemática e estruturada para incorporar as tecnologias digitais no planejamento e execução das práticas educacionais. A pesquisa conclui que a integração das tecnologias digitais no ensino não deve ser vista apenas como uma forma de engajar os alunos, mas também como uma estratégia para fomentar a curiosidade, estimular o pensamento criativo e investigativo, e preparar os estudantes para interagir com o mundo digital de forma crítica e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID3312_TB138_23012025165255.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL DA COSTA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "SAMUEL" "autor_email" => "soniampcosta42@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129129 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 138 "inscrito_id" => 3312 "titulo" => "A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: ENTRE A POLÊMICA E A SOLUÇÃO" "resumo" => "Este estudo reflete sobre a integração das tecnologias digitais na prática pedagógica e no processo de ensino-aprendizagem, orientado pela seguinte questão de investigação: de que maneira a incorporação das tecnologias digitais nas práticas pedagógicas impacta o processo de ensino-aprendizagem? Como objetivo geral, busca-se investigar os efeitos dessa integração, analisando seus desafios e potencialidades no ambiente escolar. O referencial teórico inclui contribuições de Santan et al. (2024), Freitas (2010), Cunha e Mourad (2021), Pinheiro (2018), Behrens (2009), Prensky (2001), Moran (2000) e Scheunemann, Almeida e Lopes (2021). Esses autores fundamentam as discussões sobre o papel das tecnologias digitais na educação, especialmente no contexto de transformação gerado pelo ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. A pesquisa, de natureza bibliográfica, destacou a emergência do ensino remoto como um marco na adaptação e inovação das práticas pedagógicas. Esse cenário revelou tanto as possibilidades quanto as limitações do uso das tecnologias digitais no ensino, evidenciando a necessidade de uma formação continuada para capacitar os professores a utilizarem metodologias ativas e inovadoras. Essa formação deve ser dinâmica e constante, possibilitando que as tecnologias sejam efetivamente transformadas em ferramentas pedagógicas e não apenas em suportes técnicos. Apesar da crescente presença das tecnologias em diversos setores da sociedade, o estudo identificou que, no ambiente escolar, sua utilização como recurso pedagógico ainda é limitada. Tal lacuna reforça a necessidade de uma abordagem mais sistemática e estruturada para incorporar as tecnologias digitais no planejamento e execução das práticas educacionais. A pesquisa conclui que a integração das tecnologias digitais no ensino não deve ser vista apenas como uma forma de engajar os alunos, mas também como uma estratégia para fomentar a curiosidade, estimular o pensamento criativo e investigativo, e preparar os estudantes para interagir com o mundo digital de forma crítica e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID3312_TB138_23012025165255.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL DA COSTA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "SAMUEL" "autor_email" => "soniampcosta42@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }