Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA: PRÁTICAS E COMPROMISSOS A PARTIR DAS MARGENS.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo aborda a formação de professores na educação de jovens e adultos (EJA) para compreender como as práticas educativas desenvolvidas a partir do contexto de marginalização podem promover a formação integral dos educandos da EJA. Com o objetivo de explorar abordagens educativas que emergem das margens, enfatizando seus compromissos formativos. Para alcançar esse propósito, estabelecemos três objetivos específicos: identificar práticas pedagógicas efetivas em contextos de marginalização; analisar a relação entre educação e inclusão social, com base em experiências de comunidades marginalizadas; e propor diretrizes formativas que fortaleçam a educação a partir das margens. O referencial teórico é fundamentado nas ideias de autores como Paulo Freire (2014), que preconiza a conscientização crítica com a pedagogia do oprimido; bell hooks (2014), que defende uma pedagogia do amor e do cuidado. Henri Giroux (2013), que complementa essa perspectiva ao criticar a educação opressora e promover uma educação liberadora. Os resultados obtidos revelam que práticas educativas centradas nas vivências dos alunos aumentaram o engajamento e o pertencimento; a colaboração entre educadores e a comunidade resultou em projetos que atendem às necessidades locais; e a formação continuada de educadores com enfoque na anti-opressão é vital para o desenvolvimento de práticas inclusivas. Concluímos que a educação a partir das margens é uma oportunidade de transformação social, onde as práticas pedagógicas devem ser valorizadas para proporcionar uma formação integral que respeite as diversas identidades.

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