Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CURRÍCULO QUE PULSA NO MEU CORAÇÃO SÃO EVIDÊNCIAS DAS MINHAS HISTÓRIAS DE VIDA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132547
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4877
    "inscrito_id" => 11188
    "titulo" => "O CURRÍCULO QUE PULSA NO MEU CORAÇÃO SÃO EVIDÊNCIAS DAS MINHAS HISTÓRIAS DE VIDA"
    "resumo" => "O currículo diz respeito à vida quer seja ela de vida pessoal ou profissional. Um exemplo bem característico é o Curriculum Vitae, Currículo da vida, que na maioria das vezes se voltam para a experiência na profissão de candidatos a seleção de alguns empregos. Os currículos têm diversas denominações: prescrito, real, oculto, ação, maior, menor, etcétera. Os currículos estão relacionados as teorias, como: Teoria Tradicional de Currículo; Teorias Crítica de Currículo; Pedagogia Popular e Pedagogia Sócio-Histórica Crítica; Teorias Pós-Críticas de Currículo, bem como das discussões Pós-Colonialismo e relações étnico-raciais; feminismos, relações de gênero e sexualidade, entre outras abordagens. O currículo é essencial nas escolas, sendo considerado coração da escola, território de disputa, pista, caminho. Este texto tem por objetivo desenvolver uma narrativa de vivências/ experiências da minha história de vida pessoal e profissional e que fazem parte do meu currículo. A abordagem teórico-metodológica insere-se na pesquisa (auto)biográfica, narrativa de formação, com foco na abordagem Jossoiana. Ao longo da minha história de vida tive múltiplas oportunidades de percorrer vários campos de estudos: ecologia geral e humana, educação ambiental, representações sociais, pesquisa (auto)biográfica, avaliação da aprendizagem, metodologias no ensino de biologia, entre outros. As viagens de estudo com a finalidade de conhecer a realidade do campo, em diversos ambientes no Brasil, sertão, agreste, zona da Mata de Pernambuco e o litoral, foram essenciais para dialogar com os saberes/conhecimentos em sala de aula e que, certamente, resultaram em contribuições da formação aos meus educandos. Conclui-se das minhas narrativas de percurso formativo de história de vida que o currículo que pulsa no meu coração são evidências do quanto é necessário no estudo do currículo que se valorize as experiências vividas pelos educandos e educadores, para que os mesmos possam compreender a tão necessária conexão do vivido e as teorias subjacentes ao currículo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11188_TB4877_06042025085116.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "VERA CHALEGRE"
    "autor_email" => "vera.chalegre@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132547
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4877
    "inscrito_id" => 11188
    "titulo" => "O CURRÍCULO QUE PULSA NO MEU CORAÇÃO SÃO EVIDÊNCIAS DAS MINHAS HISTÓRIAS DE VIDA"
    "resumo" => "O currículo diz respeito à vida quer seja ela de vida pessoal ou profissional. Um exemplo bem característico é o Curriculum Vitae, Currículo da vida, que na maioria das vezes se voltam para a experiência na profissão de candidatos a seleção de alguns empregos. Os currículos têm diversas denominações: prescrito, real, oculto, ação, maior, menor, etcétera. Os currículos estão relacionados as teorias, como: Teoria Tradicional de Currículo; Teorias Crítica de Currículo; Pedagogia Popular e Pedagogia Sócio-Histórica Crítica; Teorias Pós-Críticas de Currículo, bem como das discussões Pós-Colonialismo e relações étnico-raciais; feminismos, relações de gênero e sexualidade, entre outras abordagens. O currículo é essencial nas escolas, sendo considerado coração da escola, território de disputa, pista, caminho. Este texto tem por objetivo desenvolver uma narrativa de vivências/ experiências da minha história de vida pessoal e profissional e que fazem parte do meu currículo. A abordagem teórico-metodológica insere-se na pesquisa (auto)biográfica, narrativa de formação, com foco na abordagem Jossoiana. Ao longo da minha história de vida tive múltiplas oportunidades de percorrer vários campos de estudos: ecologia geral e humana, educação ambiental, representações sociais, pesquisa (auto)biográfica, avaliação da aprendizagem, metodologias no ensino de biologia, entre outros. As viagens de estudo com a finalidade de conhecer a realidade do campo, em diversos ambientes no Brasil, sertão, agreste, zona da Mata de Pernambuco e o litoral, foram essenciais para dialogar com os saberes/conhecimentos em sala de aula e que, certamente, resultaram em contribuições da formação aos meus educandos. Conclui-se das minhas narrativas de percurso formativo de história de vida que o currículo que pulsa no meu coração são evidências do quanto é necessário no estudo do currículo que se valorize as experiências vividas pelos educandos e educadores, para que os mesmos possam compreender a tão necessária conexão do vivido e as teorias subjacentes ao currículo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11188_TB4877_06042025085116.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "VERA CHALEGRE"
    "autor_email" => "vera.chalegre@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O currículo diz respeito à vida quer seja ela de vida pessoal ou profissional. Um exemplo bem característico é o Curriculum Vitae, Currículo da vida, que na maioria das vezes se voltam para a experiência na profissão de candidatos a seleção de alguns empregos. Os currículos têm diversas denominações: prescrito, real, oculto, ação, maior, menor, etcétera. Os currículos estão relacionados as teorias, como: Teoria Tradicional de Currículo; Teorias Crítica de Currículo; Pedagogia Popular e Pedagogia Sócio-Histórica Crítica; Teorias Pós-Críticas de Currículo, bem como das discussões Pós-Colonialismo e relações étnico-raciais; feminismos, relações de gênero e sexualidade, entre outras abordagens. O currículo é essencial nas escolas, sendo considerado coração da escola, território de disputa, pista, caminho. Este texto tem por objetivo desenvolver uma narrativa de vivências/ experiências da minha história de vida pessoal e profissional e que fazem parte do meu currículo. A abordagem teórico-metodológica insere-se na pesquisa (auto)biográfica, narrativa de formação, com foco na abordagem Jossoiana. Ao longo da minha história de vida tive múltiplas oportunidades de percorrer vários campos de estudos: ecologia geral e humana, educação ambiental, representações sociais, pesquisa (auto)biográfica, avaliação da aprendizagem, metodologias no ensino de biologia, entre outros. As viagens de estudo com a finalidade de conhecer a realidade do campo, em diversos ambientes no Brasil, sertão, agreste, zona da Mata de Pernambuco e o litoral, foram essenciais para dialogar com os saberes/conhecimentos em sala de aula e que, certamente, resultaram em contribuições da formação aos meus educandos. Conclui-se das minhas narrativas de percurso formativo de história de vida que o currículo que pulsa no meu coração são evidências do quanto é necessário no estudo do currículo que se valorize as experiências vividas pelos educandos e educadores, para que os mesmos possam compreender a tão necessária conexão do vivido e as teorias subjacentes ao currículo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.