Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DOS FUNDAMENTOS E POLÍTICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO IFRN

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pesquisa realizada no curso de Especialização em Educação Inclusiva EaD do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Avançado Natal – Zona Leste, investigou a contribuição dos fundamentos e políticas da Educação Especial e Inclusiva na formação docente. A partir de um referencial teórico-metodológico ancorado na História da Educação diante da perspectiva da nova História da Cultural, fundamentado por autores como Jean-François Sirinelli, Peter Burke e Justino Magalhães, o estudo analisou as relações entre instituições, sujeitos e a sociedade no contexto da Educação Inclusiva. O trabalho baseou-se em revisão bibliográfica e documental dos principais marcos legais e políticos brasileiros que norteiam a Educação Especial, destacando a Constituição Federal, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). Foi aplicado um formulário de caráter qualitativo via Google Forms contendo 19 questões qualitativas fechadas e 1 aberta a 185 estudantes que cursavam o componente curricular de Fundamentos e Políticas da Educação Especial e Inclusiva, para avaliar o impacto dessa formação no reconhecimento das demandas na área e nas práticas pedagógicas inclusivas no visibilizar dos sujeitos e instituições no tempo e espaço. Os resultados evidenciam que 99,2% dos participantes confirmaram que as atividades favoreceram o aprendizado, enquanto 98,4% reconheceram a significativa contribuição do componente curricular na compreensão das necessidades específicas da Educação Especial e Inclusiva. Ademais, 100% dos estudantes recomendaram a formação, e 95,2% consideraram o Ambiente Virtual de Aprendizagem acessível. O estudo também ressaltou desafios relacionados ao tempo e à complexidade das atividades, indicando a necessidade de ajustes para aprimorar a acessibilidade e o acompanhamento pedagógico. Em suma, o trabalho reforça que a Educação Inclusiva exige reorganização curricular, políticas públicas adequadas e formação continuada de professores, visando a efetiva garantia ao direito à educação.

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