MEMÓRIAS DE AULA – REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA FORMATIVA
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 570 "inscrito_id" => 502 "titulo" => "MEMÓRIAS DE AULA – REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA FORMATIVA" "resumo" => "MEMÓRIAS DE AULA – REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA FORMATIVAARAÚJO, D. A. de;Graduanda em Pedagogia – Depto. de Educação – CCAE – UFPBSILVA, M. A. P. da.Graduanda em Pedagogia – Depto. de Educação – CCAE – UFPBTEIXEIRA, C. R.Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Educação – CCAE – UFPBINTRODUÇÃOAvaliar é um ato frequente nas atividades humanas estando incorporado ao sistema educativo, como educadores devemos ter um olhar crítico acerca das dimensões da avaliação. O presente trabalhoreflete as vivências da disciplina de Avaliação Educacional, ministrada pela professora Dra. Célia Regina Teixeira, no curso de Pedagogia – CCAE, da Universidade Federal da Paraíba, onde registramosas aulas em um caderno de memórias, refletindo sobre o conhecimento adquirido.METODOLOGIANa disciplina de Avaliação Educacional, componente curricular do curso de pedagogia, realizamos uma análise bibliográfica, com estudiosos como: LUCKESI, HOFFMANN, ESTEBAN entre outros autores que abordam a avaliação na perspectiva formativa. A partir do estudo realizado, registrávamos no caderno de memórias os conhecimentos adquiridos, refletindo as perspectivas da avaliação.RESULTADOSA avaliação deve ser um ato de reflexão que contribua para a construção da aprendizagem. O professor, como mediador vai percebendo através da avaliação como se dá o processo de aprendizagem, contribuindo para que seu aluno avance no processo. Através do registro feito no caderno de memórias, foi possível refletirmos a avaliação.CONCLUSÃOAtravés dessa experiência tivemos a chance de perceber como ocorre o processo avaliativo e entender que devemos buscar na nossa prática educativa diferentes formas de avaliar.Palavras-Chave: Avaliação formativa. Memórias. Aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "04 - AVALIAÇÃO E PRÁTICAS ESCOLARES" "palavra_chave" => "Avaliação formativa, Memórias, Aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "b3a87957753f0a07dadc9c54d4b01406_502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELI ALMEIDA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "DANI" "autor_email" => "danieliaraujo@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 570 "inscrito_id" => 502 "titulo" => "MEMÓRIAS DE AULA – REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA FORMATIVA" "resumo" => "MEMÓRIAS DE AULA – REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA FORMATIVAARAÚJO, D. A. de;Graduanda em Pedagogia – Depto. de Educação – CCAE – UFPBSILVA, M. A. P. da.Graduanda em Pedagogia – Depto. de Educação – CCAE – UFPBTEIXEIRA, C. R.Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Educação – CCAE – UFPBINTRODUÇÃOAvaliar é um ato frequente nas atividades humanas estando incorporado ao sistema educativo, como educadores devemos ter um olhar crítico acerca das dimensões da avaliação. O presente trabalhoreflete as vivências da disciplina de Avaliação Educacional, ministrada pela professora Dra. Célia Regina Teixeira, no curso de Pedagogia – CCAE, da Universidade Federal da Paraíba, onde registramosas aulas em um caderno de memórias, refletindo sobre o conhecimento adquirido.METODOLOGIANa disciplina de Avaliação Educacional, componente curricular do curso de pedagogia, realizamos uma análise bibliográfica, com estudiosos como: LUCKESI, HOFFMANN, ESTEBAN entre outros autores que abordam a avaliação na perspectiva formativa. A partir do estudo realizado, registrávamos no caderno de memórias os conhecimentos adquiridos, refletindo as perspectivas da avaliação.RESULTADOSA avaliação deve ser um ato de reflexão que contribua para a construção da aprendizagem. O professor, como mediador vai percebendo através da avaliação como se dá o processo de aprendizagem, contribuindo para que seu aluno avance no processo. Através do registro feito no caderno de memórias, foi possível refletirmos a avaliação.CONCLUSÃOAtravés dessa experiência tivemos a chance de perceber como ocorre o processo avaliativo e entender que devemos buscar na nossa prática educativa diferentes formas de avaliar.Palavras-Chave: Avaliação formativa. Memórias. Aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "04 - AVALIAÇÃO E PRÁTICAS ESCOLARES" "palavra_chave" => "Avaliação formativa, Memórias, Aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "b3a87957753f0a07dadc9c54d4b01406_502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELI ALMEIDA DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "DANI" "autor_email" => "danieliaraujo@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }