O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE PLATAFORMAS E PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131782 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3816 "inscrito_id" => 10919 "titulo" => "O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE PLATAFORMAS E PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS" "resumo" => "A Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como uma ferramenta promissora na personalização do ensino, oferecendo soluções que atendem às necessidades individuais dos alunos. Este estudo tem como objetivo analisar como a IA pode identificar e estimular habilidades específicas, promovendo um aprendizado mais eficaz e inclusivo. Para isso, foram analisadas três plataformas educacionais que utilizam IA: Geekie, Redação Paulista e Khan Academy, destacando suas abordagens na personalização do ensino. Embasado na literatura acadêmica que explora o impacto da IA na educação, enfatizando como essas tecnologias influenciam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa , utilizando a revisão bibliográfica para explorar os conceitos teóricos e a análise das plataformas para identificar resultados práticos. Os resultados revelaram que a IA é eficaz na adaptação do conteúdo com base nas dificuldades e potencialidades dos alunos, oferecendo atividades personalizadas que estimulam habilidades como criatividade, pensamento lógico e colaboração. As plataformas também demonstraram capacidade de detectar padrões de comportamento e dificuldades emocionais, permitindo intervenções pedagógicas mais assertivas. Conclui-se que a integração da IA no ambiente educacional contribui para um aprendizado mais personalizado e eficiente. No entanto, o sucesso dessa abordagem depende da capacitação docente e do uso ético dessas tecnologias. O estudo destaca ainda a importância de futuras investigações que ampliem a compreensão sobre o impacto social e emocional dessas ferramentas no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10919_TB3816_13032025205816.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA SAMARA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "talitasamaraadm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131782 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3816 "inscrito_id" => 10919 "titulo" => "O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE PLATAFORMAS E PERSPECTIVAS CIENTÍFICAS" "resumo" => "A Inteligência Artificial (IA) tem se destacado como uma ferramenta promissora na personalização do ensino, oferecendo soluções que atendem às necessidades individuais dos alunos. Este estudo tem como objetivo analisar como a IA pode identificar e estimular habilidades específicas, promovendo um aprendizado mais eficaz e inclusivo. Para isso, foram analisadas três plataformas educacionais que utilizam IA: Geekie, Redação Paulista e Khan Academy, destacando suas abordagens na personalização do ensino. Embasado na literatura acadêmica que explora o impacto da IA na educação, enfatizando como essas tecnologias influenciam o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. A metodologia adotou uma abordagem qualitativa , utilizando a revisão bibliográfica para explorar os conceitos teóricos e a análise das plataformas para identificar resultados práticos. Os resultados revelaram que a IA é eficaz na adaptação do conteúdo com base nas dificuldades e potencialidades dos alunos, oferecendo atividades personalizadas que estimulam habilidades como criatividade, pensamento lógico e colaboração. As plataformas também demonstraram capacidade de detectar padrões de comportamento e dificuldades emocionais, permitindo intervenções pedagógicas mais assertivas. Conclui-se que a integração da IA no ambiente educacional contribui para um aprendizado mais personalizado e eficiente. No entanto, o sucesso dessa abordagem depende da capacitação docente e do uso ético dessas tecnologias. O estudo destaca ainda a importância de futuras investigações que ampliem a compreensão sobre o impacto social e emocional dessas ferramentas no processo educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10919_TB3816_13032025205816.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA SAMARA CARVALHO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "talitasamaraadm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }