Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA PLATAFORMA DIGITAL WORDWALL NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130626
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2188
    "inscrito_id" => 9032
    "titulo" => "O USO DA PLATAFORMA DIGITAL WORDWALL NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK"
    "resumo" => "Este relato de experiência apresenta uma alternativa de integrar ferramentas digitais no ensino de biologia para turmas do ensino médio, da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, durante a atuação de bolsistas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Ipanguaçu. O projeto teve como objetivo utilizar recursos tecnológicos para potencializar a aprendizagem dos estudantes de biologia, tornando o ensino mais dinâmico e motivador. Fazenda (2011) destaca a importância de trabalhar diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar e promover uma reflexão crítica no processo de ensino e aprendizagem. Moran (2007) afirma que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), quando integradas ao processo pedagógico, possuem o potencial de transformar significativamente o ensino. A metodologia adotada envolveu a resolução de atividades por meio da plataforma Wordwall, utilizada no projeto, na qual oferece diversos modelos de jogos educativos, como quizzes, além de fornecer dados descritivos e quantitativos que auxiliam na avaliação da prática docente. A prática buscou incentivar a participação ativa dos estudantes, promovendo a aprendizagem colaborativa e a integração de conhecimentos entre diferentes áreas do saber ao lidar com os recursos tecnológicos originários da área de informática. Os resultados demonstraram um aumento quantitativo e qualitativo na participação e interação dos discentes durante as aulas, quando comparada com outras formas de atividade mais tradicionais. Além de uma melhora na interação da turma, pós atividade realizada. Nesse sentido, foi observado que o uso da plataforma Wordwall, promoveu o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico e a resolução de problemas, além de estimular a colaboração entre os estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9032_TB2188_11032025150648.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NADSON MIKAEL DA SILVA GALDINO"
    "autor_nome_curto" => "NADSON MIKAEL"
    "autor_email" => "nadsonmikael0882@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130626
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2188
    "inscrito_id" => 9032
    "titulo" => "O USO DA PLATAFORMA DIGITAL WORDWALL NO ENSINO INTERDISCIPLINAR DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL JUSCELINO KUBITSCHEK"
    "resumo" => "Este relato de experiência apresenta uma alternativa de integrar ferramentas digitais no ensino de biologia para turmas do ensino médio, da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, durante a atuação de bolsistas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Ipanguaçu. O projeto teve como objetivo utilizar recursos tecnológicos para potencializar a aprendizagem dos estudantes de biologia, tornando o ensino mais dinâmico e motivador. Fazenda (2011) destaca a importância de trabalhar diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar e promover uma reflexão crítica no processo de ensino e aprendizagem. Moran (2007) afirma que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), quando integradas ao processo pedagógico, possuem o potencial de transformar significativamente o ensino. A metodologia adotada envolveu a resolução de atividades por meio da plataforma Wordwall, utilizada no projeto, na qual oferece diversos modelos de jogos educativos, como quizzes, além de fornecer dados descritivos e quantitativos que auxiliam na avaliação da prática docente. A prática buscou incentivar a participação ativa dos estudantes, promovendo a aprendizagem colaborativa e a integração de conhecimentos entre diferentes áreas do saber ao lidar com os recursos tecnológicos originários da área de informática. Os resultados demonstraram um aumento quantitativo e qualitativo na participação e interação dos discentes durante as aulas, quando comparada com outras formas de atividade mais tradicionais. Além de uma melhora na interação da turma, pós atividade realizada. Nesse sentido, foi observado que o uso da plataforma Wordwall, promoveu o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico e a resolução de problemas, além de estimular a colaboração entre os estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID9032_TB2188_11032025150648.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NADSON MIKAEL DA SILVA GALDINO"
    "autor_nome_curto" => "NADSON MIKAEL"
    "autor_email" => "nadsonmikael0882@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência apresenta uma alternativa de integrar ferramentas digitais no ensino de biologia para turmas do ensino médio, da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, durante a atuação de bolsistas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Informática do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Ipanguaçu. O projeto teve como objetivo utilizar recursos tecnológicos para potencializar a aprendizagem dos estudantes de biologia, tornando o ensino mais dinâmico e motivador. Fazenda (2011) destaca a importância de trabalhar diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar e promover uma reflexão crítica no processo de ensino e aprendizagem. Moran (2007) afirma que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), quando integradas ao processo pedagógico, possuem o potencial de transformar significativamente o ensino. A metodologia adotada envolveu a resolução de atividades por meio da plataforma Wordwall, utilizada no projeto, na qual oferece diversos modelos de jogos educativos, como quizzes, além de fornecer dados descritivos e quantitativos que auxiliam na avaliação da prática docente. A prática buscou incentivar a participação ativa dos estudantes, promovendo a aprendizagem colaborativa e a integração de conhecimentos entre diferentes áreas do saber ao lidar com os recursos tecnológicos originários da área de informática. Os resultados demonstraram um aumento quantitativo e qualitativo na participação e interação dos discentes durante as aulas, quando comparada com outras formas de atividade mais tradicionais. Além de uma melhora na interação da turma, pós atividade realizada. Nesse sentido, foi observado que o uso da plataforma Wordwall, promoveu o desenvolvimento de habilidades como o pensamento crítico e a resolução de problemas, além de estimular a colaboração entre os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.