CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132356 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4628 "inscrito_id" => 1682 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da CAPES, cujos objetivos são incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores das licenciaturas, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, inserindo os licenciados no cotidiano de escolas pública. Diante disso, este trabalho objetiva analisar atividades e ações desenvolvidas no âmbito do Programa PIBID QUÍMICA do Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina Central, buscando relatar as contribuições do programa para os estudantes da educação básica e para os docentes em formação. O trabalho foi realizado no Centro Estadual de Tempo Integral Zacarias de Góis, que desde 1945 atua no ensino em Teresina, Piauí. O processo metodológico se deu, inicialmente, conhecendo a instituição por meio da análise de documentos pedagógicos e visitas, permitindo uma compreensão detalhada da estrutura, organização e funcionamento da escola. Em seguida, foram observadas com interações diretas entre alunos e professores de Química, a fim de compreender as metodologias de ensino aplicadas e o nível de engajamento dos estudantes. Na etapa seguinte, estes foram conduzidos ao laboratório de ciências, com os licenciandos bolsistas do PIBID QUÍMICA, onde realizaram experimentos. As atividades desenvolvidas foram: aula introdutória de laboratório; decomposição do peróxido de hidrogênio; reação química entre bicarbonato de sódio e vinagre; reações de oxirredução e análise do efeito de um catalisador em uma reação química. A abordagem experimental no ensino de química aumentou a participação e o engajamento dos estudantes, impactando positivamente no aprendizado que se apresentou mais dinâmico e significativo. Além disso, houve importante contribuição das atividades na formação inicial docente dos bolsistas do PIBID QUÍMICA, permitindo a estes vivenciar práticas pedagógicas eficazes e fora do contexto puramente tradicional de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1682_TB4628_03042025162017.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUÉ DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "JOSUÉ" "autor_email" => "josue.oliveiraccb17@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132356 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4628 "inscrito_id" => 1682 "titulo" => "CONTRIBUIÇÃO DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da CAPES, cujos objetivos são incentivar a formação docente em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores das licenciaturas, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, inserindo os licenciados no cotidiano de escolas pública. Diante disso, este trabalho objetiva analisar atividades e ações desenvolvidas no âmbito do Programa PIBID QUÍMICA do Instituto Federal do Piauí, Campus Teresina Central, buscando relatar as contribuições do programa para os estudantes da educação básica e para os docentes em formação. O trabalho foi realizado no Centro Estadual de Tempo Integral Zacarias de Góis, que desde 1945 atua no ensino em Teresina, Piauí. O processo metodológico se deu, inicialmente, conhecendo a instituição por meio da análise de documentos pedagógicos e visitas, permitindo uma compreensão detalhada da estrutura, organização e funcionamento da escola. Em seguida, foram observadas com interações diretas entre alunos e professores de Química, a fim de compreender as metodologias de ensino aplicadas e o nível de engajamento dos estudantes. Na etapa seguinte, estes foram conduzidos ao laboratório de ciências, com os licenciandos bolsistas do PIBID QUÍMICA, onde realizaram experimentos. As atividades desenvolvidas foram: aula introdutória de laboratório; decomposição do peróxido de hidrogênio; reação química entre bicarbonato de sódio e vinagre; reações de oxirredução e análise do efeito de um catalisador em uma reação química. A abordagem experimental no ensino de química aumentou a participação e o engajamento dos estudantes, impactando positivamente no aprendizado que se apresentou mais dinâmico e significativo. Além disso, houve importante contribuição das atividades na formação inicial docente dos bolsistas do PIBID QUÍMICA, permitindo a estes vivenciar práticas pedagógicas eficazes e fora do contexto puramente tradicional de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1682_TB4628_03042025162017.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSUÉ DE OLIVEIRA LIMA" "autor_nome_curto" => "JOSUÉ" "autor_email" => "josue.oliveiraccb17@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }