Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONTINENTE AFRICANO E A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131515
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3417
    "inscrito_id" => 10610
    "titulo" => "O CONTINENTE AFRICANO E A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A formação docente nos cursos de Licenciatura em Geografia nas universidade brasileiras, historicamente, se pautaram na perspectiva da europa como centro e a partir de intelectuais europeus, desconsiderando outras formas de analisar o mundo fora do norte-global. Ao longo dos anos, sobretudo a parte da aprovação da Lei 10639/03, alguns cursos passaram a se adequar e ofertar a disciplina de Geografia da África, partindo das complexidades, apontando as construções sociohistóricas, as perspectivas geoconômicas, aspectos culturais, diferenças regionais, culturais e localização subalternizada no sistema mundo. Na Universidade Federal de Rondonópolis, após um longo debate, a disciplina passou a ser ofertada de forma regular no ano de 2024, no âmbito do curso de Licenciatura em Geografia, possibilitando aos alunos lançar olhar sobre o continente africano e compreender as influências do africanos que foram escravizados e que seus descendentes compõem uma parcela significativa no Brasil atual, sobretudo, no Brasil profundo. O presente trabalho busca analisar, a partir dos relatos dos alunos matriculados na disciplina Geografia da África, o quão compreender a África e suas geografias, possibilita uma formação docente mais crítica e cidadã, pois lança olhar não somente para o continente africano, mas para o Brasil atual, sobretudo, para a população negra. Pontua-se que a pesquisa foi realizada durante o semestre de 2024/2 e contou com a participação de cerca de 30 alunos. Autores como Andrade (1988), Castro (1981) Gonçalves (2014), Hernandez (2008) e Ratts (2014), subsidiaram a construção do presente trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10610_TB3417_11032025225020.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIEL COSTA DO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ARIEL COSTA"
    "autor_email" => "ariel.santos@ufr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131515
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3417
    "inscrito_id" => 10610
    "titulo" => "O CONTINENTE AFRICANO E A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A formação docente nos cursos de Licenciatura em Geografia nas universidade brasileiras, historicamente, se pautaram na perspectiva da europa como centro e a partir de intelectuais europeus, desconsiderando outras formas de analisar o mundo fora do norte-global. Ao longo dos anos, sobretudo a parte da aprovação da Lei 10639/03, alguns cursos passaram a se adequar e ofertar a disciplina de Geografia da África, partindo das complexidades, apontando as construções sociohistóricas, as perspectivas geoconômicas, aspectos culturais, diferenças regionais, culturais e localização subalternizada no sistema mundo. Na Universidade Federal de Rondonópolis, após um longo debate, a disciplina passou a ser ofertada de forma regular no ano de 2024, no âmbito do curso de Licenciatura em Geografia, possibilitando aos alunos lançar olhar sobre o continente africano e compreender as influências do africanos que foram escravizados e que seus descendentes compõem uma parcela significativa no Brasil atual, sobretudo, no Brasil profundo. O presente trabalho busca analisar, a partir dos relatos dos alunos matriculados na disciplina Geografia da África, o quão compreender a África e suas geografias, possibilita uma formação docente mais crítica e cidadã, pois lança olhar não somente para o continente africano, mas para o Brasil atual, sobretudo, para a população negra. Pontua-se que a pesquisa foi realizada durante o semestre de 2024/2 e contou com a participação de cerca de 30 alunos. Autores como Andrade (1988), Castro (1981) Gonçalves (2014), Hernandez (2008) e Ratts (2014), subsidiaram a construção do presente trabalho."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10610_TB3417_11032025225020.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIEL COSTA DO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ARIEL COSTA"
    "autor_email" => "ariel.santos@ufr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação docente nos cursos de Licenciatura em Geografia nas universidade brasileiras, historicamente, se pautaram na perspectiva da europa como centro e a partir de intelectuais europeus, desconsiderando outras formas de analisar o mundo fora do norte-global. Ao longo dos anos, sobretudo a parte da aprovação da Lei 10639/03, alguns cursos passaram a se adequar e ofertar a disciplina de Geografia da África, partindo das complexidades, apontando as construções sociohistóricas, as perspectivas geoconômicas, aspectos culturais, diferenças regionais, culturais e localização subalternizada no sistema mundo. Na Universidade Federal de Rondonópolis, após um longo debate, a disciplina passou a ser ofertada de forma regular no ano de 2024, no âmbito do curso de Licenciatura em Geografia, possibilitando aos alunos lançar olhar sobre o continente africano e compreender as influências do africanos que foram escravizados e que seus descendentes compõem uma parcela significativa no Brasil atual, sobretudo, no Brasil profundo. O presente trabalho busca analisar, a partir dos relatos dos alunos matriculados na disciplina Geografia da África, o quão compreender a África e suas geografias, possibilita uma formação docente mais crítica e cidadã, pois lança olhar não somente para o continente africano, mas para o Brasil atual, sobretudo, para a população negra. Pontua-se que a pesquisa foi realizada durante o semestre de 2024/2 e contou com a participação de cerca de 30 alunos. Autores como Andrade (1988), Castro (1981) Gonçalves (2014), Hernandez (2008) e Ratts (2014), subsidiaram a construção do presente trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.