O CONTINENTE AFRICANO E A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131515 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3417 "inscrito_id" => 10610 "titulo" => "O CONTINENTE AFRICANO E A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A formação docente nos cursos de Licenciatura em Geografia nas universidade brasileiras, historicamente, se pautaram na perspectiva da europa como centro e a partir de intelectuais europeus, desconsiderando outras formas de analisar o mundo fora do norte-global. Ao longo dos anos, sobretudo a parte da aprovação da Lei 10639/03, alguns cursos passaram a se adequar e ofertar a disciplina de Geografia da África, partindo das complexidades, apontando as construções sociohistóricas, as perspectivas geoconômicas, aspectos culturais, diferenças regionais, culturais e localização subalternizada no sistema mundo. Na Universidade Federal de Rondonópolis, após um longo debate, a disciplina passou a ser ofertada de forma regular no ano de 2024, no âmbito do curso de Licenciatura em Geografia, possibilitando aos alunos lançar olhar sobre o continente africano e compreender as influências do africanos que foram escravizados e que seus descendentes compõem uma parcela significativa no Brasil atual, sobretudo, no Brasil profundo. O presente trabalho busca analisar, a partir dos relatos dos alunos matriculados na disciplina Geografia da África, o quão compreender a África e suas geografias, possibilita uma formação docente mais crítica e cidadã, pois lança olhar não somente para o continente africano, mas para o Brasil atual, sobretudo, para a população negra. Pontua-se que a pesquisa foi realizada durante o semestre de 2024/2 e contou com a participação de cerca de 30 alunos. Autores como Andrade (1988), Castro (1981) Gonçalves (2014), Hernandez (2008) e Ratts (2014), subsidiaram a construção do presente trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10610_TB3417_11032025225020.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIEL COSTA DO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARIEL COSTA" "autor_email" => "ariel.santos@ufr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131515 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3417 "inscrito_id" => 10610 "titulo" => "O CONTINENTE AFRICANO E A FORMAÇÃO DO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDONÓPOLIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "A formação docente nos cursos de Licenciatura em Geografia nas universidade brasileiras, historicamente, se pautaram na perspectiva da europa como centro e a partir de intelectuais europeus, desconsiderando outras formas de analisar o mundo fora do norte-global. Ao longo dos anos, sobretudo a parte da aprovação da Lei 10639/03, alguns cursos passaram a se adequar e ofertar a disciplina de Geografia da África, partindo das complexidades, apontando as construções sociohistóricas, as perspectivas geoconômicas, aspectos culturais, diferenças regionais, culturais e localização subalternizada no sistema mundo. Na Universidade Federal de Rondonópolis, após um longo debate, a disciplina passou a ser ofertada de forma regular no ano de 2024, no âmbito do curso de Licenciatura em Geografia, possibilitando aos alunos lançar olhar sobre o continente africano e compreender as influências do africanos que foram escravizados e que seus descendentes compõem uma parcela significativa no Brasil atual, sobretudo, no Brasil profundo. O presente trabalho busca analisar, a partir dos relatos dos alunos matriculados na disciplina Geografia da África, o quão compreender a África e suas geografias, possibilita uma formação docente mais crítica e cidadã, pois lança olhar não somente para o continente africano, mas para o Brasil atual, sobretudo, para a população negra. Pontua-se que a pesquisa foi realizada durante o semestre de 2024/2 e contou com a participação de cerca de 30 alunos. Autores como Andrade (1988), Castro (1981) Gonçalves (2014), Hernandez (2008) e Ratts (2014), subsidiaram a construção do presente trabalho." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10610_TB3417_11032025225020.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIEL COSTA DO SANTOS" "autor_nome_curto" => "ARIEL COSTA" "autor_email" => "ariel.santos@ufr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }