Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) COMO ESTRATÉGIA PARA ESCOLA INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 130158
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1538
    "inscrito_id" => 5579
    "titulo" => "O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) COMO ESTRATÉGIA PARA ESCOLA INCLUSIVA"
    "resumo" => "O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento essencial para a inclusão escolar de estudantes com aprendizagem atípica, como aqueles com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades. Segundo Mantoan (2006), a efetivação da educação inclusiva exige práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e garantam o direito de todos à aprendizagem. À vista disso, apresentamos este estudo que objetiva analisar a importância do PEI no contexto educacional, destacando seu papel na adaptação curricular e no desenvolvimento dos estudantes. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se na revisão bibliográfica e no mapeamento de materiais já publicados sobre a temática, procedimento denominado “estado da arte” por Romanowski e Ens (2006). Ademais, inclui o relato de experiência sobre a elaboração do PEI para estudantes da educação básica com diferentes neurodivergências. As etapas investigativas envolveram: a) a identificação dos estudantes e de suas necessidades; b) a definição de metas de curto e longo prazo; c) a seleção de metodologias adequadas; d) a avaliação do PEI. Os resultados indicam que o planejamento individualizado favorece a flexibilização do ensino, possibilitando a adequação das práticas pedagógicas às necessidades específicas dos estudantes, conforme defendem Glat e Pletsch (2021). Entretanto, desafios foram identificados, como a escassez de pesquisas na área, a complexidade na elaboração do documento e a necessidade de acompanhamento contínuo para sua revisão e atualização. Concluímos que o PEI é uma ferramenta essencial para a consolidação da educação inclusiva. Em contrapartida, também identificamos que há uma urgência no investimento de formação continuada de professores e coordenadores, a fim de assegurar resultados eficazes e minimizar as dificuldades na elaboração e execução do documento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5579_TB1538_10032025175558.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA ALVES DE OLIVEIRA SEREJO"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA"
    "autor_email" => "janainaoserejo@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 130158
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1538
    "inscrito_id" => 5579
    "titulo" => "O PLANO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO (PEI) COMO ESTRATÉGIA PARA ESCOLA INCLUSIVA"
    "resumo" => "O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento essencial para a inclusão escolar de estudantes com aprendizagem atípica, como aqueles com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades. Segundo Mantoan (2006), a efetivação da educação inclusiva exige práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e garantam o direito de todos à aprendizagem. À vista disso, apresentamos este estudo que objetiva analisar a importância do PEI no contexto educacional, destacando seu papel na adaptação curricular e no desenvolvimento dos estudantes. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se na revisão bibliográfica e no mapeamento de materiais já publicados sobre a temática, procedimento denominado “estado da arte” por Romanowski e Ens (2006). Ademais, inclui o relato de experiência sobre a elaboração do PEI para estudantes da educação básica com diferentes neurodivergências. As etapas investigativas envolveram: a) a identificação dos estudantes e de suas necessidades; b) a definição de metas de curto e longo prazo; c) a seleção de metodologias adequadas; d) a avaliação do PEI. Os resultados indicam que o planejamento individualizado favorece a flexibilização do ensino, possibilitando a adequação das práticas pedagógicas às necessidades específicas dos estudantes, conforme defendem Glat e Pletsch (2021). Entretanto, desafios foram identificados, como a escassez de pesquisas na área, a complexidade na elaboração do documento e a necessidade de acompanhamento contínuo para sua revisão e atualização. Concluímos que o PEI é uma ferramenta essencial para a consolidação da educação inclusiva. Em contrapartida, também identificamos que há uma urgência no investimento de formação continuada de professores e coordenadores, a fim de assegurar resultados eficazes e minimizar as dificuldades na elaboração e execução do documento."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID5579_TB1538_10032025175558.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANAINA ALVES DE OLIVEIRA SEREJO"
    "autor_nome_curto" => "JANAINA"
    "autor_email" => "janainaoserejo@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Plano Educacional Individualizado (PEI) é um instrumento essencial para a inclusão escolar de estudantes com aprendizagem atípica, como aqueles com transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades. Segundo Mantoan (2006), a efetivação da educação inclusiva exige práticas pedagógicas que respeitem a diversidade e garantam o direito de todos à aprendizagem. À vista disso, apresentamos este estudo que objetiva analisar a importância do PEI no contexto educacional, destacando seu papel na adaptação curricular e no desenvolvimento dos estudantes. A pesquisa, de abordagem qualitativa, fundamenta-se na revisão bibliográfica e no mapeamento de materiais já publicados sobre a temática, procedimento denominado “estado da arte” por Romanowski e Ens (2006). Ademais, inclui o relato de experiência sobre a elaboração do PEI para estudantes da educação básica com diferentes neurodivergências. As etapas investigativas envolveram: a) a identificação dos estudantes e de suas necessidades; b) a definição de metas de curto e longo prazo; c) a seleção de metodologias adequadas; d) a avaliação do PEI. Os resultados indicam que o planejamento individualizado favorece a flexibilização do ensino, possibilitando a adequação das práticas pedagógicas às necessidades específicas dos estudantes, conforme defendem Glat e Pletsch (2021). Entretanto, desafios foram identificados, como a escassez de pesquisas na área, a complexidade na elaboração do documento e a necessidade de acompanhamento contínuo para sua revisão e atualização. Concluímos que o PEI é uma ferramenta essencial para a consolidação da educação inclusiva. Em contrapartida, também identificamos que há uma urgência no investimento de formação continuada de professores e coordenadores, a fim de assegurar resultados eficazes e minimizar as dificuldades na elaboração e execução do documento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.