PARFOR EQUIDADE: EXPERIVIVÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE MAIS PLURAL E INCLUSIVA
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Aprovados pelo edital CAPES PARFOR Equidade 2023, os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e de segunda licenciatura em Educação Especial Inclusiva representaram, cada um a sua maneira, um hercúleo, porém instigante, desafio para se pensar a formação para a diversidade, na perspectiva da interculturalidade, para toda e cada pessoa. Os projetos foram elaborados de maneira coletiva, buscando atender a demandas sociais de grupos historicamente marginalizados. No caso da Licenciatura Intercultural Indígena, a escrita do projeto pedagógico de curso contou com a participação de lideranças indígenas de cinco etnias do estado de Mato Grosso, a saber Boe, Xavante, Bakairi, Tapirapé e Kanela. A aproximação e o diálogo no momento de criação do curso permitiu conhecer as realidades e especificidades dessas etnias, especialmente no que diz respeito à oferta de ensino básico e à formação dos(as) professores(as) atuantes em escolas localizadas em Terras Indígenas, suas demandas e expectativas. A segunda licenciatura em Educação Especial Inclusiva foi direcionada para a formação de professores(as) da educação básica que, em seus cotidianos escolares, vivenciam os desafios para a consolidação de uma escola pensada para toda e cada pessoa, baseada nos princípios de igualdade de oportunidades, da não discriminação, acessibilidade, participação e inclusão, respeito à diferença, diversidade humana, tendo em vista o pleno exercício dos direitos, a autonomia e o respeito à dignidade inerente as pessoas com deficiência. 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