Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MOBILIZAÇÃO ACADÊMICA PARA A SAÚDE E BEM-ESTAR DE GATOS ERRANTES NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131363
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3209
    "inscrito_id" => 9819
    "titulo" => "MOBILIZAÇÃO ACADÊMICA PARA A SAÚDE E BEM-ESTAR DE GATOS ERRANTES NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ."
    "resumo" => "Este relato de experiências aborda a participação e vivências de um estudante negro e integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) no IFRN – Campus Mossoró, no processo de mobilização social para o bem-estar e a adoção responsável de gatos errantes no espaço institucional. O projeto de extensão tem como intuito de informar a comunidade acadêmica do campus sobre o bem-estar animal, articula educação ambiental e justiça social, promovendo o debate sobre o abandono e os maus-tratos aos animais, bem como sobre a vacinação e melhor cuidado possível dos animais domésticos que circulam sem condições sanitárias, dessa forma, tendo alto potencial zoonótico. O projeto busca sensibilizar estudantes, servidores e terceirizados para uma ética de cuidado e responsabilidade coletiva, relacionando a luta por direitos humanos e não humanos no enfrentamento às violências sistêmicas. Durante a participação no projeto, o estudante experienciou o resguardo e a reabilitação de animais em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que refletiu sobre a invisibilização dos corpos negros e das populações periféricas nos debates ambientais e acadêmicos, abordando o projeto a partir de uma perspectiva antirracista e interseccional. Além das ações práticas, as redes sociais foram mobilizadas como ferramenta educativa e de engajamento da comunidade acadêmica para ampliar a conscientização sobre o abandono e a adoção responsável. Os resultados indicam o impacto da experiência na formação crítica e cidadã dos participantes, reforçando a importância da interseccionalidade nas práticas educativas. Conclui-se que a extensão, articulada ao pensamento antirracista e decolonial, é essencial para fortalecer o compromisso ético e socioambiental da educação pública, transformando o campus em um espaço de formação crítica e emancipatória."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9819_TB3209_07042025231252.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ FELIPE DE MIRANDA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "carneirolusieuda@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131363
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3209
    "inscrito_id" => 9819
    "titulo" => "MOBILIZAÇÃO ACADÊMICA PARA A SAÚDE E BEM-ESTAR DE GATOS ERRANTES NO IFRN-CAMPUS MOSSORÓ."
    "resumo" => "Este relato de experiências aborda a participação e vivências de um estudante negro e integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) no IFRN – Campus Mossoró, no processo de mobilização social para o bem-estar e a adoção responsável de gatos errantes no espaço institucional. O projeto de extensão tem como intuito de informar a comunidade acadêmica do campus sobre o bem-estar animal, articula educação ambiental e justiça social, promovendo o debate sobre o abandono e os maus-tratos aos animais, bem como sobre a vacinação e melhor cuidado possível dos animais domésticos que circulam sem condições sanitárias, dessa forma, tendo alto potencial zoonótico. O projeto busca sensibilizar estudantes, servidores e terceirizados para uma ética de cuidado e responsabilidade coletiva, relacionando a luta por direitos humanos e não humanos no enfrentamento às violências sistêmicas. Durante a participação no projeto, o estudante experienciou o resguardo e a reabilitação de animais em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que refletiu sobre a invisibilização dos corpos negros e das populações periféricas nos debates ambientais e acadêmicos, abordando o projeto a partir de uma perspectiva antirracista e interseccional. Além das ações práticas, as redes sociais foram mobilizadas como ferramenta educativa e de engajamento da comunidade acadêmica para ampliar a conscientização sobre o abandono e a adoção responsável. Os resultados indicam o impacto da experiência na formação crítica e cidadã dos participantes, reforçando a importância da interseccionalidade nas práticas educativas. Conclui-se que a extensão, articulada ao pensamento antirracista e decolonial, é essencial para fortalecer o compromisso ético e socioambiental da educação pública, transformando o campus em um espaço de formação crítica e emancipatória."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID9819_TB3209_07042025231252.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ FELIPE DE MIRANDA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ"
    "autor_email" => "carneirolusieuda@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de experiências aborda a participação e vivências de um estudante negro e integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) no IFRN – Campus Mossoró, no processo de mobilização social para o bem-estar e a adoção responsável de gatos errantes no espaço institucional. O projeto de extensão tem como intuito de informar a comunidade acadêmica do campus sobre o bem-estar animal, articula educação ambiental e justiça social, promovendo o debate sobre o abandono e os maus-tratos aos animais, bem como sobre a vacinação e melhor cuidado possível dos animais domésticos que circulam sem condições sanitárias, dessa forma, tendo alto potencial zoonótico. O projeto busca sensibilizar estudantes, servidores e terceirizados para uma ética de cuidado e responsabilidade coletiva, relacionando a luta por direitos humanos e não humanos no enfrentamento às violências sistêmicas. Durante a participação no projeto, o estudante experienciou o resguardo e a reabilitação de animais em situação de vulnerabilidade, ao mesmo tempo em que refletiu sobre a invisibilização dos corpos negros e das populações periféricas nos debates ambientais e acadêmicos, abordando o projeto a partir de uma perspectiva antirracista e interseccional. Além das ações práticas, as redes sociais foram mobilizadas como ferramenta educativa e de engajamento da comunidade acadêmica para ampliar a conscientização sobre o abandono e a adoção responsável. Os resultados indicam o impacto da experiência na formação crítica e cidadã dos participantes, reforçando a importância da interseccionalidade nas práticas educativas. Conclui-se que a extensão, articulada ao pensamento antirracista e decolonial, é essencial para fortalecer o compromisso ético e socioambiental da educação pública, transformando o campus em um espaço de formação crítica e emancipatória.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.