Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: MAPEANDO EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM BIRITINGA-BA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131339
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3176
    "inscrito_id" => 10411
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: MAPEANDO EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM BIRITINGA-BA"
    "resumo" => "Este estudo objetivou compreender como as competências socioemocionais se manifestam nas relações pedagógicas e suas contribuições na construção da profissionalidade docente. O fenômeno de estudo é o caráter formativo das relações interpessoais na prática docente e o desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, destaco o problema de pesquisa: Como as competências socioemocionais se manifestaram na prática pedagógica de uma escola municipal em Biritinga-Ba de 2021 a 2023. Para este estudo, evidencia-se os aportes teóricos sobre a formação de identidade profissional; as emoções e a aprendizagem humana; os Incidentes Críticos e a Fenomenologia aplicada de Max Van Manen. Enquanto proposta de intervenção, foram programados encontros semanais com o grupo de oito professoras do município de Biritinga-BA. Para a aplicação de vivências, oficinas, rodas de conversas e palestras, como dispositivo de conexão entre o professor com ele mesmo e com seus colegas; houve também a produção das cartas narrativas como um meio de avaliar os resultados e reflexões sobre as competências socioemocionais, como se manifestam nas relações pedagógicas e suas contribuições na construção da profissionalidade docente. Considera-se que este estudo possa promover transformações importantes e necessárias para a prática em sala de aula, destacando a relevância das competências socioemocionais nas relações e interações no espaço escolar, além de contribuir para o desenvolvimento de mais autonomia e segurança docente em relação a consciência de seus sentimentos e emoções. Conclui-se, portanto, que a utilização dos incidentes críticos para embasar a produção de propostas formativas das oito professoras da escola municipal Eujácio Simões obteve resultados positivos, visto que, por meio de relatos de episódios marcantes em suas vidas, as professoras tiveram a oportunidade de compreender que gerenciar as suas próprias emoções é fundamental para o sucesso nas interações dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10411_TB3176_11032025220058.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ BRITO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "nazy.b@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131339
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3176
    "inscrito_id" => 10411
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: MAPEANDO EXPERIÊNCIAS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM BIRITINGA-BA"
    "resumo" => "Este estudo objetivou compreender como as competências socioemocionais se manifestam nas relações pedagógicas e suas contribuições na construção da profissionalidade docente. O fenômeno de estudo é o caráter formativo das relações interpessoais na prática docente e o desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, destaco o problema de pesquisa: Como as competências socioemocionais se manifestaram na prática pedagógica de uma escola municipal em Biritinga-Ba de 2021 a 2023. Para este estudo, evidencia-se os aportes teóricos sobre a formação de identidade profissional; as emoções e a aprendizagem humana; os Incidentes Críticos e a Fenomenologia aplicada de Max Van Manen. Enquanto proposta de intervenção, foram programados encontros semanais com o grupo de oito professoras do município de Biritinga-BA. Para a aplicação de vivências, oficinas, rodas de conversas e palestras, como dispositivo de conexão entre o professor com ele mesmo e com seus colegas; houve também a produção das cartas narrativas como um meio de avaliar os resultados e reflexões sobre as competências socioemocionais, como se manifestam nas relações pedagógicas e suas contribuições na construção da profissionalidade docente. Considera-se que este estudo possa promover transformações importantes e necessárias para a prática em sala de aula, destacando a relevância das competências socioemocionais nas relações e interações no espaço escolar, além de contribuir para o desenvolvimento de mais autonomia e segurança docente em relação a consciência de seus sentimentos e emoções. Conclui-se, portanto, que a utilização dos incidentes críticos para embasar a produção de propostas formativas das oito professoras da escola municipal Eujácio Simões obteve resultados positivos, visto que, por meio de relatos de episódios marcantes em suas vidas, as professoras tiveram a oportunidade de compreender que gerenciar as suas próprias emoções é fundamental para o sucesso nas interações dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID10411_TB3176_11032025220058.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ BRITO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "nazy.b@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo objetivou compreender como as competências socioemocionais se manifestam nas relações pedagógicas e suas contribuições na construção da profissionalidade docente. O fenômeno de estudo é o caráter formativo das relações interpessoais na prática docente e o desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, destaco o problema de pesquisa: Como as competências socioemocionais se manifestaram na prática pedagógica de uma escola municipal em Biritinga-Ba de 2021 a 2023. Para este estudo, evidencia-se os aportes teóricos sobre a formação de identidade profissional; as emoções e a aprendizagem humana; os Incidentes Críticos e a Fenomenologia aplicada de Max Van Manen. Enquanto proposta de intervenção, foram programados encontros semanais com o grupo de oito professoras do município de Biritinga-BA. Para a aplicação de vivências, oficinas, rodas de conversas e palestras, como dispositivo de conexão entre o professor com ele mesmo e com seus colegas; houve também a produção das cartas narrativas como um meio de avaliar os resultados e reflexões sobre as competências socioemocionais, como se manifestam nas relações pedagógicas e suas contribuições na construção da profissionalidade docente. Considera-se que este estudo possa promover transformações importantes e necessárias para a prática em sala de aula, destacando a relevância das competências socioemocionais nas relações e interações no espaço escolar, além de contribuir para o desenvolvimento de mais autonomia e segurança docente em relação a consciência de seus sentimentos e emoções. Conclui-se, portanto, que a utilização dos incidentes críticos para embasar a produção de propostas formativas das oito professoras da escola municipal Eujácio Simões obteve resultados positivos, visto que, por meio de relatos de episódios marcantes em suas vidas, as professoras tiveram a oportunidade de compreender que gerenciar as suas próprias emoções é fundamental para o sucesso nas interações dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.