Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: TRANSFORMANDO O ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS CONEXÕES COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo examina o ensino da Língua Portuguesa como elemento central para o aprimoramento da leitura, escrita, oralidade e análise da linguagem no Ensino Fundamental, abordando suas ligações com a Educação Profissional. Baseada nas concepções de Evanildo Bechara e Isabel Solé, a investigação ressalta a gramática e a análise sintática como ferramentas para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, em consonância com o avanço da compreensão de textos e da formação de significados, pontos destacados por Solé. Bechara enfatiza que entender a estrutura da língua é fundamental para o pensamento crítico, enquanto Solé acrescenta a visão de que ler não é apenas decodificar, mas sim um processo dinâmico de interação e reflexão. A metodologia adotada combina a revisão da literatura, a análise qualitativa das práticas educacionais e a coleta de dados quantitativos para medir os efeitos das metodologias no desempenho acadêmico e nas habilidades dos alunos. Os achados sugerem que abordagens pedagógicas ativas, como o aprendizado por meio de projetos, a educação híbrida e a prática de leitura, beneficiam tanto a alfabetização funcional quanto o aprimoramento de habilidades socioemocionais, como resolução de problemas, comunicação eficaz, colaboração e pensamento crítico. Baseada em Solé, a investigação ressalta a importância da leitura como um mecanismo que favorece a autonomia e a formação cidadã, permitindo que os estudantes analisem criticamente os ambientes nos quais estão incluídos. O estudo também enfatiza a importância de políticas educacionais, do pluralismo linguístico e das abordagens inovadoras. Apresenta a relevância do currículo para a execução das práticas, e destacada a formação dos professores como crucial para assegurar a aplicação eficaz de metodologias contextualizadas e inspiradoras. Finalmente, chega-se à conclusão de que a educação em Língua Portuguesa, combinada com inovação tecnológica e a valorização da diversidade, é essencial para preparar cidadãos críticos, éticos e prontos para os desafios do século XXI.

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