A SIGNIFICAÇÃO DA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFC CAMPUS RUSSAS.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128349 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8205 "inscrito_id" => 18125 "titulo" => "A SIGNIFICAÇÃO DA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFC CAMPUS RUSSAS." "resumo" => "A Educação Brasileira Pública possui na sua historicidade um ensino dualista, ora propedêutica, ora profissionalizante. Tratando-se do Ensino Superior, objeto deste estudo, observa-se também uma trajetória de ensino catequético e formação intelectual. Contudo, para atender as demandas que a sociedade busca, é necessário um ensino que proporcione uma formação crítica e contextualizada. A pesquisa norteou-se no propósito de entender a percepção de didática e de uma boa aula, para docentes e discentes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da UFC- campus Russas. Os dados foram coletados por dois formulários do google forms, destinados a docentes e discentes dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Software. A análise crítica foi fundamentada por diferentes como: Lima (2012); Freire (2021); Libâneo (2014); Franco (2022) e Lacerda e Guerreiro (2022). A presente pesquisa foi construída numa abordagem qualitativa e de caráter descritivo. As análises evidenciaram convergências relevantes nas perspectivas sobre didática com alguns apontamentos de docentes que apresentaram uma visão de didática como um conjunto de métodos de ensino e transmissão de conhecimentos. Já os discentes mencionam como obstáculo para uma boa aula o uso constante de ferramentas como aulas expositivas, e expressam interesse em aulas mais dinâmicas, interativas e diversificadas e processos avaliativos humanizados. Revela-se a necessidade da busca de um processo de ensino vinculado à aprendizagem significativa, por meio da didática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18125_TB8205_27102025134750.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIANE LIMA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "LIANE" "autor_email" => "lianelima222@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128349 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8205 "inscrito_id" => 18125 "titulo" => "A SIGNIFICAÇÃO DA DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES NOS CURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFC CAMPUS RUSSAS." "resumo" => "A Educação Brasileira Pública possui na sua historicidade um ensino dualista, ora propedêutica, ora profissionalizante. Tratando-se do Ensino Superior, objeto deste estudo, observa-se também uma trajetória de ensino catequético e formação intelectual. Contudo, para atender as demandas que a sociedade busca, é necessário um ensino que proporcione uma formação crítica e contextualizada. A pesquisa norteou-se no propósito de entender a percepção de didática e de uma boa aula, para docentes e discentes dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software da UFC- campus Russas. Os dados foram coletados por dois formulários do google forms, destinados a docentes e discentes dos cursos de Ciência da Computação e de Engenharia de Software. A análise crítica foi fundamentada por diferentes como: Lima (2012); Freire (2021); Libâneo (2014); Franco (2022) e Lacerda e Guerreiro (2022). A presente pesquisa foi construída numa abordagem qualitativa e de caráter descritivo. As análises evidenciaram convergências relevantes nas perspectivas sobre didática com alguns apontamentos de docentes que apresentaram uma visão de didática como um conjunto de métodos de ensino e transmissão de conhecimentos. Já os discentes mencionam como obstáculo para uma boa aula o uso constante de ferramentas como aulas expositivas, e expressam interesse em aulas mais dinâmicas, interativas e diversificadas e processos avaliativos humanizados. Revela-se a necessidade da busca de um processo de ensino vinculado à aprendizagem significativa, por meio da didática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18125_TB8205_27102025134750.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIANE LIMA DA CUNHA" "autor_nome_curto" => "LIANE" "autor_email" => "lianelima222@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }