A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE ESCOLAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE CASTELO (ES)
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125609 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1719 "inscrito_id" => 2339 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE ESCOLAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE CASTELO (ES)" "resumo" => "Esta pesquisa analisou as políticas de formação de professores para a educação do campo no Brasil, com foco na implementação e efetividade no município de Castelo (ES). Utilizou-se uma abordagem qualitativa, combinando revisão da literatura e pesquisa empírica. O referencial teórico baseou-se em autores como Arroyo, Molina, Freire e Lima, que discutem os desafios da educação rural. A metodologia incluiu entrevistas semiestruturadas com gestores escolares e questionários aplicados a professores da "Escola de Educação Rural" na zona rural de Castelo/ES. Os resultados indicaram desafios como a dificuldade de aplicar a teoria na prática, a escassez de metodologias específicas para o contexto rural e a necessidade de integrar aspectos culturais, sociais e econômicos das comunidades ao ensino. Foi identificada uma lacuna na formação docente quanto à compreensão das especificidades da educação no campo. Embora existam diretrizes para a inclusão educacional, as políticas de formação não atendem plenamente às necessidades dos professores e estudantes das áreas rurais. A pesquisa revelou a carência de capacitações que preparem os docentes para lidar com as particularidades locais, tornando a prática pedagógica muitas vezes desconectada da realidade dos alunos. O estudo conclui que a formação de professores para a educação rural deve ser mais contextualizada e integrada às realidades locais. Para que as políticas educacionais sejam eficazes, é essencial articular teoria e prática, considerando os desafios enfrentados nas escolas rurais. Além disso, o envolvimento da comunidade é fundamental para fortalecer a relação entre escola e realidade sociocultural, promovendo um ensino mais significativo e inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2339_TB1719_19102025173423.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL VALANI" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquelvalani@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125609 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1719 "inscrito_id" => 2339 "titulo" => "A FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE ESCOLAS RURAIS NO MUNICÍPIO DE CASTELO (ES)" "resumo" => "Esta pesquisa analisou as políticas de formação de professores para a educação do campo no Brasil, com foco na implementação e efetividade no município de Castelo (ES). Utilizou-se uma abordagem qualitativa, combinando revisão da literatura e pesquisa empírica. O referencial teórico baseou-se em autores como Arroyo, Molina, Freire e Lima, que discutem os desafios da educação rural. A metodologia incluiu entrevistas semiestruturadas com gestores escolares e questionários aplicados a professores da "Escola de Educação Rural" na zona rural de Castelo/ES. Os resultados indicaram desafios como a dificuldade de aplicar a teoria na prática, a escassez de metodologias específicas para o contexto rural e a necessidade de integrar aspectos culturais, sociais e econômicos das comunidades ao ensino. Foi identificada uma lacuna na formação docente quanto à compreensão das especificidades da educação no campo. Embora existam diretrizes para a inclusão educacional, as políticas de formação não atendem plenamente às necessidades dos professores e estudantes das áreas rurais. A pesquisa revelou a carência de capacitações que preparem os docentes para lidar com as particularidades locais, tornando a prática pedagógica muitas vezes desconectada da realidade dos alunos. O estudo conclui que a formação de professores para a educação rural deve ser mais contextualizada e integrada às realidades locais. Para que as políticas educacionais sejam eficazes, é essencial articular teoria e prática, considerando os desafios enfrentados nas escolas rurais. Além disso, o envolvimento da comunidade é fundamental para fortalecer a relação entre escola e realidade sociocultural, promovendo um ensino mais significativo e inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2339_TB1719_19102025173423.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL VALANI" "autor_nome_curto" => "RAQUEL" "autor_email" => "raquelvalani@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }