Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROPRIEDADES DA ÁGUA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O tema “água” tem sido considerado importante no ensino da química, pois permite ao professor problematizar situações importantes para que os alunos a interpretem, de maneira que os conceitos químicos possam auxiliar no entendimento de problemas, propiciando assim, a formação de um estudante responsável. O objetivo deste trabalho é identificar os saberes (IS) de um grupo de discentes da 1ª série do EM de uma escola pública da Paraíba com o tema “água e suas propriedades” e também aplicar uma Sequência Didática sobre a mesma temática. A metodologia utilizada para a IS foi um questionário com perguntas que contemplavam as propriedades tensão superficial, condutividade elétrica, capacidade calorífica, solubilidade em diferentes temperaturas e densidade de líquidos. Na etapa seguinte aplicou-se uma Sequência Didática composta por metodologias ativas como rodas de conversa, análise de vídeos educativos, experimentos e sala de aula invertida. A SD foi elaborara com seis aulas, iniciando com a sensibilização dos alunos através do questionário diagnóstico e estudo de caso sobre a importância da água e seus desafios ambientais. Os resultados mostram que com relação à propriedade da tensão superficial (TS) os discentes não conseguiram representar uma amostra de água a nível atômico-molecular, prevalecendo a visão macroscópica; 60% entendem que o uso de detergentes quebra a TS; para 70% a água de uso conduz eletricidade mas não sabem explicar; que a água atrai eletricidade; explicam que o óleo fica sobre a água devido à diferença densidade mas ao mesmo explicam que o ferro afunda na água enquanto o isopor flutua devido à diferença de pesos, evidenciando uma confusão conceitual entre peso e densidade. Esse diagnóstico foi importante para o planejamento da SD. Conclui-se que a SD contribuiu significativamente para a construção do conhecimento químico de forma mais próxima do cotidiano dos discentes permitindo-lhes compreender fenômenos à sua volta.

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