Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NAS AULAS DE IDENTIFICAÇÃO DE SOLUÇÕES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo desenvolver competências e habilidades a partir da metodologia ativa: Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), na busca pela identificação de diferentes soluções químicas. O estudo ocorreu na Universidade Paulista – UNIP Campos Manaus, na disciplina de Química Geral e Experimental com a turma de Farmácia - EAD. O ensino baseado em diferentes metodologias ativas é uma estratégia de ensino-aprendizagem que visa estimular a participação dos estudantes, de forma autônoma e crítica, no processo de aprendizagem durante as aulas. Nesse contexto, tem-se a identificação correta de soluções químicas, as quais, desempenham um papel fundamental no cotidiano laboratorial. Nesse sentido, aplicou-se a PBL a partir da seguinte situação-problema “Como identificar e classificar as soluções, em ácidas ou básicas (alcalinas), coletadas em diferentes laboratórios?”. Foram realizadas dez (10) coletas e armazenadas em frascos apropriados. Para a identificação das soluções, utilizou-se os seguintes indicadores: Fenolftaleina, Alaranjado de metila, Azul de bromotimol e Tornassol Azul. Os resultados mostraram que os estudantes tiveram autonomia na busca do conhecimento necessário para a resolução do problema, pesquisando em diferentes fontes bibliográficas, conceitos e teorias, desenvolvendo assim, o pensamento científico. Para os testes de identidicação das soluções coletadas, foi organizadado uma sequência lógica de indicadores, onde foi argumentado, de forma individual e coletiva, qual a melhor sequência de utilização da testagem, possibilitando a trocas de experiências e o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo. Ao fnal, cada equipe identificou cinco (5) soluções ácidas e cinco (5) soluções básicas com a seguinte sequência lógica de indicadores: Fenolftaleina, azul de bromotimol, Alaranjado de metila e papel tornassol. Dessa forma, pode-se observar que a ABP destaca-se como uma metodologia ativa bastante satisfatória tanto no desenvolvimento do pensamento científico, crítico e criativo, quanto na capacidade de resolver problemas reais, exercitando o protagonismo, a criatividade, a argumentação e a empatia.

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