EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA E A ABORDAGEM MAKER: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
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O presente estudo busca verificar quais as possíveis contribuições da abordagem maker na escola para uma educação ambiental dos alunos na promoção de práticas sustentáveis. A pesquisa qualitativa se constitui por uma revisão bibliográfica dos pressupostos de Paul Blikstein, acerca dos fundamentos da abordagem maker, Paulo Freire e sua pedagogia crítica na fundamentação de práticas que buscam transformar a realidade dos estudantes, alinhando-se aos objetivos da educação ambiental evidenciados por Genebaldo Freire Dias, que defende a aprendizagem ativa e a construção coletiva de soluções para os desafios ambientais. Como principais resultados, pode-se afirmar que a abordagem maker tem o potencial de enfatizar a aprendizagem prática, a criatividade e a resolução de problemas reais promovendo competências como o pensamento crítico. A partir de princípios de colaboração e inovação, o maker encontra espaço para oportunizar a educação ambiental, permitindo que os estudantes compreendam a interconexão entre seres humanos e meio ambiente, reconhecendo a importância da preservação dos recursos naturais para a qualidade de vida e o bem-estar das futuras gerações. Desta forma, ao adotar essa perspectiva, as escolas podem contribuir para a formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a sustentabilidade." 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