Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PANORAMA DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS – AL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126017
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2553
    "inscrito_id" => 6369
    "titulo" => "PANORAMA DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS – AL"
    "resumo" => "RESUMO As tecnologias digitais têm se apresentado no contexto pedagógico como oportunidades e desafios, oferecendo vantagens no processo de ensino e aprendizagem. No ensino da disciplina de Física não é diferente, pois a disciplina exige a compreensão de conceitos abstratos e a aplicação de conceitos práticos, onde o uso das tecnologias digitais pode contribuir positivamente no processo de aprendizagem. O uso das tecnologias digitais na disciplina é defendido pela BNCC, que define como competências específicas e habilidades na área em que os estudantes aprendam a utilização de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar e identificar os desafios enfrentados pelos professores, no uso das tecnologias digitais no ensino de Física nas escolas estaduais de Piranhas – AL, além de mapear o perfil do docente da rede estadual do município, identificando a formação daquelas que lecionam a disciplina de física, incluindo professores de outras áreas que também ministram aulas dessa disciplina. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório, de início será feito um levantamento de referências teóricas e entrevistas destinada aos professores de Física das escolas estaduais do município de Piranhas- AL objetivando identificar e analisar o uso das tecnologias digitais no ensino da disciplina. Com isso, almejamos conhecer a realidade do ensino de física no município em relação ao uso de ferramentas digitais, o que pode contribuir para futuros estudos e projetos de melhoria."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6369_TB2553_30102025205835.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYSSA LAURA ALVES DAVI RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LAURA"
    "autor_email" => "rladr1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126017
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2553
    "inscrito_id" => 6369
    "titulo" => "PANORAMA DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE FÍSICA: DESAFIOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS – AL"
    "resumo" => "RESUMO As tecnologias digitais têm se apresentado no contexto pedagógico como oportunidades e desafios, oferecendo vantagens no processo de ensino e aprendizagem. No ensino da disciplina de Física não é diferente, pois a disciplina exige a compreensão de conceitos abstratos e a aplicação de conceitos práticos, onde o uso das tecnologias digitais pode contribuir positivamente no processo de aprendizagem. O uso das tecnologias digitais na disciplina é defendido pela BNCC, que define como competências específicas e habilidades na área em que os estudantes aprendam a utilização de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar e identificar os desafios enfrentados pelos professores, no uso das tecnologias digitais no ensino de Física nas escolas estaduais de Piranhas – AL, além de mapear o perfil do docente da rede estadual do município, identificando a formação daquelas que lecionam a disciplina de física, incluindo professores de outras áreas que também ministram aulas dessa disciplina. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório, de início será feito um levantamento de referências teóricas e entrevistas destinada aos professores de Física das escolas estaduais do município de Piranhas- AL objetivando identificar e analisar o uso das tecnologias digitais no ensino da disciplina. Com isso, almejamos conhecer a realidade do ensino de física no município em relação ao uso de ferramentas digitais, o que pode contribuir para futuros estudos e projetos de melhoria."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6369_TB2553_30102025205835.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAYSSA LAURA ALVES DAVI RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LAURA"
    "autor_email" => "rladr1@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO As tecnologias digitais têm se apresentado no contexto pedagógico como oportunidades e desafios, oferecendo vantagens no processo de ensino e aprendizagem. No ensino da disciplina de Física não é diferente, pois a disciplina exige a compreensão de conceitos abstratos e a aplicação de conceitos práticos, onde o uso das tecnologias digitais pode contribuir positivamente no processo de aprendizagem. O uso das tecnologias digitais na disciplina é defendido pela BNCC, que define como competências específicas e habilidades na área em que os estudantes aprendam a utilização de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs). Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar e identificar os desafios enfrentados pelos professores, no uso das tecnologias digitais no ensino de Física nas escolas estaduais de Piranhas – AL, além de mapear o perfil do docente da rede estadual do município, identificando a formação daquelas que lecionam a disciplina de física, incluindo professores de outras áreas que também ministram aulas dessa disciplina. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, do tipo descritivo e exploratório, de início será feito um levantamento de referências teóricas e entrevistas destinada aos professores de Física das escolas estaduais do município de Piranhas- AL objetivando identificar e analisar o uso das tecnologias digitais no ensino da disciplina. Com isso, almejamos conhecer a realidade do ensino de física no município em relação ao uso de ferramentas digitais, o que pode contribuir para futuros estudos e projetos de melhoria.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.