A LEI 10.639/2003: PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125619 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1740 "inscrito_id" => 7629 "titulo" => "A LEI 10.639/2003: PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "A sequência didática organizada em forma de cartilha pedagógica constitui um recurso elaborado para um público-alvo específico, com o intuito de promover um maior engajamento dos indivíduos com o conteúdo abordado, despertando o interesse em temáticas que estão alinhadas ao processo de ensino aprendizagem. Considerando estes aspectos, este estudo parte da reflexão e apresentação no processo de elaboração de uma cartilha direcionada a Educação Antirracista desenvolvida por discentes da disciplina de Didática da História no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB) no ano de 2025. A proposta tem por objetivo investigar como a elaboração deste instrumento pedagógico contribuiu para a formação docente do educando, no contexto da graduação em Pedagogia. A cartilha pedagógica em estudo, reune sequencias didáticas direcionadas à Educação Antirracista para crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, abordando temas como a cultura africana e afro-brasileira, bem como a valorização da diversidade racial e a promoção de uma consciência antirracista, pondo em destaque a importância da herança cultural africana no Brasil. O material inclui a Lei 10.639/03, buscando reconhecer e valorizar as contribuições dos povos africanos na formação da sociedade brasileira e combater o racismo estrutural por meio da educação. Deste modo, a vigente pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa a partir de pesquisa bibliográfica na qual se buscou refletir e discorrer sobre o papel da cartilha na capacitação de graduandos para a criação de materiais didáticos que abordem questões raciais. Nesse contexto, nos apoiamos nos seguintes teóricos: Bittencourt (2018), Mota (2021), Libâneo (2006). Com base no estudo, a cartilha revelou-se um material atrativo, capaz de despertar o interesse e o envolvimento desde o primeiro contato, contribuindo para o desenvolvimento de competências pedagógicas para os educandos, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade, favorecendo o aprimoramento de habilidades essenciais na formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7629_TB1740_16102025200902.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOÍSA GONÇALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "HELOÍSA" "autor_email" => "gheloisa336@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125619 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1740 "inscrito_id" => 7629 "titulo" => "A LEI 10.639/2003: PRODUÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA" "resumo" => "A sequência didática organizada em forma de cartilha pedagógica constitui um recurso elaborado para um público-alvo específico, com o intuito de promover um maior engajamento dos indivíduos com o conteúdo abordado, despertando o interesse em temáticas que estão alinhadas ao processo de ensino aprendizagem. Considerando estes aspectos, este estudo parte da reflexão e apresentação no processo de elaboração de uma cartilha direcionada a Educação Antirracista desenvolvida por discentes da disciplina de Didática da História no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI/CSHNB) no ano de 2025. A proposta tem por objetivo investigar como a elaboração deste instrumento pedagógico contribuiu para a formação docente do educando, no contexto da graduação em Pedagogia. A cartilha pedagógica em estudo, reune sequencias didáticas direcionadas à Educação Antirracista para crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental, abordando temas como a cultura africana e afro-brasileira, bem como a valorização da diversidade racial e a promoção de uma consciência antirracista, pondo em destaque a importância da herança cultural africana no Brasil. O material inclui a Lei 10.639/03, buscando reconhecer e valorizar as contribuições dos povos africanos na formação da sociedade brasileira e combater o racismo estrutural por meio da educação. Deste modo, a vigente pesquisa ancora-se na abordagem qualitativa a partir de pesquisa bibliográfica na qual se buscou refletir e discorrer sobre o papel da cartilha na capacitação de graduandos para a criação de materiais didáticos que abordem questões raciais. Nesse contexto, nos apoiamos nos seguintes teóricos: Bittencourt (2018), Mota (2021), Libâneo (2006). Com base no estudo, a cartilha revelou-se um material atrativo, capaz de despertar o interesse e o envolvimento desde o primeiro contato, contribuindo para o desenvolvimento de competências pedagógicas para os educandos, ao mesmo tempo em que estimula a criatividade, favorecendo o aprimoramento de habilidades essenciais na formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7629_TB1740_16102025200902.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOÍSA GONÇALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "HELOÍSA" "autor_email" => "gheloisa336@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }