DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO PÚBLICO: UMA VIVÊNCIA NO ESTÁGIO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS
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O objetivo principal foi observar a realidade de uma escola pública, identificando os desafios enfrentados pela gestão escolar e pelas práticas pedagógicas, especialmente no que se refere à Educação Física, conforme previsto no Plano de Atividades Pedagógicas (PAP) para o período de 2025. Para a execução desta proposta, foram considerados aspectos como as propostas pedagógicas, que visam a promoção de um ambiente educacional saudável e inclusivo. Essas propostas são sustentadas por princípios de educação integral, colaboração e respeito, além de valores como empatia, compromisso com a qualidade educativa e acessibilidade. Durante o estágio, foi possível constatar a falta de professores e cuidadores, além de recursos limitados para a realização das atividades pedagógicas. A pesquisa se fundamenta nas teorias de autores como Paulo Freire (1996), que discute a pedagogia do oprimido, e José Nóvoa (1992), que aborda a formação de professores. 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