CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128278 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8024 "inscrito_id" => 8649 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O ambiente escolar contemporâneo tem enfrentado crescentes desafios, como a intensificação de comportamentos violentos, o abandono escolar e o agravamento de conflitos interpessoais. Nesse sentido, promover competências socioemocionais, como a empatia, configura-se como uma alternativa viável para lidar com essas questões. Entretanto, mesmo sendo amplamente valorizada, a aplicação concreta da empatia nas práticas escolares ainda não ocorre de forma consistente. Frente ao exposto, este trabalho objetivou investigar as contribuições do desenvolvimento da empatia para o processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados do Periódico CAPES, de estudos publicados nos últimos cinco anos (2020 a 2025), a partir dos seguintes descritores: (1) empatia AND (2) ensino AND (3) “aprendizagem OR práticas pedagógicas” AND (4) escola. A seleção dos artigos seguiu critérios previamente estabelecidos de inclusão e exclusão. A partir da busca realizada, quatro estudos preencheram os requisitos de elegibilidade e foram incorporados à presente revisão. A análise dos dados foi conduzida com base em três categorias temáticas. Os resultados da revisão indicam que a empatia, ao ser incorporada ao contexto escolar, contribui significativamente para a melhoria das relações entre professores e alunos, favorecendo tanto o desempenho acadêmico quanto o desenvolvimento emocional e social dos estudantes. No entanto, ainda existem limitações na consolidação dessas práticas, o que reforça a necessidade de investir na formação continuada dos educadores em competências socioemocionais, promovendo uma escola pautada na escuta, no respeito e na convivência ética." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8649_TB8024_16102025000240.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA PEREIRA DUTRA" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA DUTRA" "autor_email" => "mdutrapsi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128278 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8024 "inscrito_id" => 8649 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "O ambiente escolar contemporâneo tem enfrentado crescentes desafios, como a intensificação de comportamentos violentos, o abandono escolar e o agravamento de conflitos interpessoais. Nesse sentido, promover competências socioemocionais, como a empatia, configura-se como uma alternativa viável para lidar com essas questões. Entretanto, mesmo sendo amplamente valorizada, a aplicação concreta da empatia nas práticas escolares ainda não ocorre de forma consistente. Frente ao exposto, este trabalho objetivou investigar as contribuições do desenvolvimento da empatia para o processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Para tanto, realizou-se uma revisão integrativa da literatura nas bases de dados do Periódico CAPES, de estudos publicados nos últimos cinco anos (2020 a 2025), a partir dos seguintes descritores: (1) empatia AND (2) ensino AND (3) “aprendizagem OR práticas pedagógicas” AND (4) escola. A seleção dos artigos seguiu critérios previamente estabelecidos de inclusão e exclusão. A partir da busca realizada, quatro estudos preencheram os requisitos de elegibilidade e foram incorporados à presente revisão. A análise dos dados foi conduzida com base em três categorias temáticas. Os resultados da revisão indicam que a empatia, ao ser incorporada ao contexto escolar, contribui significativamente para a melhoria das relações entre professores e alunos, favorecendo tanto o desempenho acadêmico quanto o desenvolvimento emocional e social dos estudantes. No entanto, ainda existem limitações na consolidação dessas práticas, o que reforça a necessidade de investir na formação continuada dos educadores em competências socioemocionais, promovendo uma escola pautada na escuta, no respeito e na convivência ética." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8649_TB8024_16102025000240.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA PEREIRA DUTRA" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA DUTRA" "autor_email" => "mdutrapsi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }