ELEIÇÕES MUNICIPAIS: UMA VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA COM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126997 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4932 "inscrito_id" => 13538 "titulo" => "ELEIÇÕES MUNICIPAIS: UMA VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA COM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma intervenção psicopedagógica desenvolvida com estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Londrina, no estado do Paraná, onde foi realizada uma simulação das eleições municipais como estratégia para enfrentar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes nas disciplinas de História e Geografia. A proposta surgiu a partir da observação da baixa participação dos alunos durante as aulas e da necessidade de repensar as práticas pedagógicas adotadas. A intervenção foi fundamentada na Psicopedagogia Institucional (Fernández, 2001; Bossa, 2007), que compreende o sujeito em sua totalidade e busca transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor, e no Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA (Rose; Meyer, 2002), que propõe flexibilização curricular e múltiplas formas de engajamento, representação e expressão no processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes foram organizados em grupos, criaram campanhas eleitorais, elaboraram propostas de governo e participaram de debates, culminando em uma votação simbólica. O projeto permitiu que os alunos se envolvessem ativamente no processo, exercitando competências como argumentação, pensamento crítico, cooperação e tomada de decisão. Os resultados revelam que, ao conectar os conteúdos escolares à realidade dos estudantes e ao oferecer diferentes formas de participação, é possível promover uma aprendizagem mais significativa e inclusiva. A experiência demonstrou que metodologias ativas, aliadas ao olhar psicopedagógico institucional e às diretrizes do DUA, podem contribuir de maneira efetiva para o enfrentamento do fracasso escolar e para a formação cidadã desde os anos iniciais da escolarização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13538_TB4932_30102025183128.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO JORGE DIAS FILHO" "autor_nome_curto" => "PAULO JORGE" "autor_email" => "pj.diasf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126997 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4932 "inscrito_id" => 13538 "titulo" => "ELEIÇÕES MUNICIPAIS: UMA VIVÊNCIA DEMOCRÁTICA COM ESTUDANTES DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho apresenta uma intervenção psicopedagógica desenvolvida com estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Londrina, no estado do Paraná, onde foi realizada uma simulação das eleições municipais como estratégia para enfrentar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes nas disciplinas de História e Geografia. A proposta surgiu a partir da observação da baixa participação dos alunos durante as aulas e da necessidade de repensar as práticas pedagógicas adotadas. A intervenção foi fundamentada na Psicopedagogia Institucional (Fernández, 2001; Bossa, 2007), que compreende o sujeito em sua totalidade e busca transformar o ambiente escolar em um espaço mais acolhedor, e no Desenho Universal para a Aprendizagem – DUA (Rose; Meyer, 2002), que propõe flexibilização curricular e múltiplas formas de engajamento, representação e expressão no processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes foram organizados em grupos, criaram campanhas eleitorais, elaboraram propostas de governo e participaram de debates, culminando em uma votação simbólica. O projeto permitiu que os alunos se envolvessem ativamente no processo, exercitando competências como argumentação, pensamento crítico, cooperação e tomada de decisão. Os resultados revelam que, ao conectar os conteúdos escolares à realidade dos estudantes e ao oferecer diferentes formas de participação, é possível promover uma aprendizagem mais significativa e inclusiva. A experiência demonstrou que metodologias ativas, aliadas ao olhar psicopedagógico institucional e às diretrizes do DUA, podem contribuir de maneira efetiva para o enfrentamento do fracasso escolar e para a formação cidadã desde os anos iniciais da escolarização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13538_TB4932_30102025183128.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO JORGE DIAS FILHO" "autor_nome_curto" => "PAULO JORGE" "autor_email" => "pj.diasf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }